Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
Geral

Içara realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Evento visou elencar propostas de políticas públicas para uma sociedade mais inclusiva

Por Redação Engeplus

3 min de leitura

Compartilhar:
Içara realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa

Representantes do Governo Municipal de Içara e da sociedade civil se reuniram nessa quinta-feira, dia 26, para a realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti, teve como tema geral “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo".

A principal característica das conferências é mapear os desafios e decidir as prioridades para a construção de políticas públicas. Ao final das discussões, os grupos temáticos apresentaram as propostas na Plenária Final, que definiu as 15 propostas de Içara para o envio à 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de eleger os quatro delegados titulares e suplentes que irão representar o município.

“O evento trabalhou a discussão de cinco eixos, o que incluiu as estratégias para manter a aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência, a garantia do acesso às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada, o financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência, os desafios para a comunicação universal e a defesa da cidadania e acessibilidade”, explica Eduardo Zata, secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara.

Publicidade

A palestra magna, que abordou o tema geral do evento, foi conduzida pela advogada Patrícia dos Santos Bonfante, especialista em Direito Público e mestre em Desenvolvimento Socioeconômico. Antes, o público presente pôde acompanhar uma apresentação teatral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Içara.

Representando as pessoas com deficiência, a estudante içarense Ana Julia Maiate Vieira falou sobre a sensação de participar deste momento. “Nós precisamos acreditar em nós mesmos. Somos capazes de correr atrás dos nossos sonhos. Podemos praticar esportes, cursar uma faculdade e constituir uma família. Estou muito feliz pelo convite”, afirma a jovem de 18 anos, que apesar da falta completa de visão, atualmente é acadêmica de Psicologia e atleta amadora de jiu-jítsu.

“Todas as pessoas, independentemente de suas capacidades, merecem igualdade de oportunidades, dignidade e respeito. Essa foi uma oportunidade crucial de ampliarmos a conscientização sobre a necessidade de garantir a equidade e o respeito pelos direitos humanos fundamentais. Nós, como poder público, temos um papel crucial. É nosso dever promover o acesso à educação para todos, construir ambientes, estruturas e serviços acessíveis e defender a inclusão em todos os setores da sociedade”, frisa a prefeita Dalvania Cardoso.

Colaboração: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Içara

Içara realiza Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência — foto 1
Foto 1 de 4
Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirBairro da Juventude recebe Prêmio ODS Santa Catarina por projeto de sustentabilidade