Por Vinícius Alexandre - impressoesem60minutos@engeplus.com.br
Em 23/01/2024 às 18:10Na última semana estive novamente visitando a Ford Forauto em Criciúma, e finalmente pude realizar o prometido test drive no novo Mustang Mach-E.
Terça-feira, dia 16 de janeiro de 2024 e a ansiedade era alta por aqui. Havia combinado com a Forauto que na quarta pela manhã eu iria sair com o Mach-E para conhecer mais a fundo a máquina mas, para isso, era preciso que o tempo ajudasse. Com chuva, a nossa programação seria prejudicada, já que além de atrapalhar a própria condução do veículo, praticamente inviabilizaria todo o trabalho fotográfico externo. E as previsões do tempo, vindas de diversas fontes, não eram nada animadoras: CHUVA!
Amanheceu a quarta-feira e pela sacada vejo que não há chuva, contudo tudo está muito nublado e com aquela cara de que ela apenas se atrasou e é questão de tempo pro aguaceiro começar a cair. Logo penso que vamos ter que adiar a diversão. Pego o celular na mão pra mandar mensagem pro Gentil, que é o meu contato na Forauto, e antes mesmo de desbloquear a tela, o Whatsapp apita! Quem era? O Gentil! Falei que o tempo estava meio estranho e ele me respondeu: "Bora acelerar esta máquina". Tá aí o tal do convite irrecusável! BORA!
O carro testado é o mesmo que conheci no café de lançamento em dezembro passado e confesso que havia achado a cor um tanto estranha. Um branco que não é branco, me fazendo lembrar do icônico branco cor de margarina. Não pela cor, tá? Mas por ser diferente, não usual!
Afirmo sem medo de errar, na luz natural e exposto ao ar livre o carro parece outro. O branco continua não sendo branco, é verdade, mas não dá pra dizer que é estranho. Minha paleta de cores é bastante restrita, então eu diria que o carro é Cinza claro - ou seria um Branco acinzentado... (Pra Ford, Branco Space - seria o espaço um local acinzentado?). Algo por aí, mas de fato posso cravar que é bastante bonito!
A Ford classifica o Mach-E como sendo um SUV, contudo eu acredito que na verdade estamos diante de um Crossover, um carro de passeio (um fastback provavelmente) pensado, adaptado e produzido para ter características de um SUV e que aqui carrega o espírito selvagem do Mustang: rápido, forte e resistente.
Ainda por fora é possível notar que não existem maçanetas no carro, a lateral corre toda fluída e sem interrupções. A abertura das portas fica por conta de botões que destravam as mesmas e dão uma leve empurrada pra fora, o suficiente para que na dianteira você use o discreto puxador metálico que fica na emenda entre o vidro e a lataria na parte central da porta, ou que na traseira, você puxe pela própria porta. E sim, o carro é quatro portas.
Na grade frontal, que a bem da verdade é coberta, está o inconfundível cavalo Mustang, ícone da grife. As rodas são um espetáculo à parte, desenho moderno, linhas retas e a face diamantada, não tão agressivas quanto do irmão à combustão, mas formam um belo conjunto com pneus Pirelli pzero runflat na medida 245/45R20!
Por falar em Mustang à combustão, a assinatura visual, digamos assim, é compartilhada aqui e fica muito nítida quando olhamos para o conjunto óptico, dianteiro e principalmente a parte traseira.
Entro no carro e ao tomar assento no banco a sensação é de conforto e segurança. Já dá pra perceber que os bancos possuem bom suporte lateral o que era esperado considerando a esportividade prometida por ser um Mustang.
Embora eu tenha uma inclinação mais purista e seja um defensor dos carros à combustão e apesar de ser um carro 100% elétrico, eu não consigo desconsiderar o fato de se trata de um Mustang.
Aliás, não fosse bastante o que o nome Mustang trás como um ícone do mundo automotivo, os números atiçam a curiosidade. A título comparativo: o Mustang Mach1, 5.0 V8, tem 483cv de potência e um torque de 556Nm. O Mach-E tem 487cv de potência e torque de surpreendentes 860Nm.
Claro que não se trata de um superesportivo ou mesmo um esportivo "puro sangue", até mesmo porque não é essa a proposta, já que aqui temos um crossover com características de SUV, mas que promete entregar bastante diversão com um desempenho de esportivo.
Deixo pra conferir os detalhes internos depois e vou logo rodar com o carro. Preferimos fazer primeiro o trecho rodoviário e então pegamos a via rápida sentido Balneário Rincão. No caminho vou conhecendo e testando algumas funcionalidades do carro, sempre atento às dicas do gentil consultor que me acompanha.
Sendo bem realista, acaba sendo um pouquinho frustrante não termos acesso a alguma pista em ambiente fechado e controlado, onde poderíamos explorar bem mais tudo o que o carro tem a oferecer em termos de desempenho, contudo precisamos ser responsáveis e lembrar que a segurança nossa e de terceiros deve ser priorizada. Assim, seguimos uma tocada tranquila e serena dentro dos limites de velocidade, tendo margem apenas para sentir toda a brutalidade dos quase 500cv de potência e 860Nm de torque nas arrancadas e retomadas e a estabilidade em alguns pontos de retorno usados providencialmente com essa finalidade.
Brutalidade mesmo, você não leu errado! É simplesmente insana a disponibilidade imediata de todo o torque e potência do carro. O sorriso foi de orelha a orelha em cada pisada firme no penal do acelerador. Olho rapidamente pro Gentil e ele me diz: Incrível né? Impossível não concordar com ele.
No caminho dá pra notar que somos vigiados pelos curiosos motoristas e passageiros dos demais veículos. Somos o centro das atenções, o que me fez recordar um episódio recente, quando fui buscar um minitrailer em Porto Alegre e que vai ser assunto pra uma futura postagem.
Fazemos a nossa sessão de fotos na Vila Suiça e iniciamos a volta pra Criciúma, onde vamos rodar mais 30 minutos no trecho urbano.
Aproveito pra conhecer mais detalhes do carro durante essa meia hora na cidade, e o bate-papo com o Gentil aborda também curiosidades sobre a nova Ranger, o mercado de automóveis de uma forma geral, a "saída" da Ford do país e a inauguração da nova loja.
Aqui eu faço questão de ressaltar que o carro possuí três modos distintos de pilotagem, que além de dosarem o quanto da força estará disponível, alteram completamente o comportamento do carro, em especial o funcionamento da suspensão adaptativa, freios e direção.
Do mais tranquilo para o mais esportivo, whisper, engage e unbridle. Direção fluída, calma e silenciosa, nas palavras da Ford, é o que promete o modo whisper, um sussuro como a palavra nos faz entender. O modo unbridle, que na tradução literal seria algo como "desenfreado" é o mais esportivo, onde toda a potência e torque estão liberados. Eu diria que é o modo "que loucura!", estando aqui ativado por padrão o som de propulsão, que simula o ronco de um motor a combustão. Por fim, o engage é o meio-termo entre os outros modos e talvez seja o mais adequado para o dia-a-dia.
Antes de voltar pra Forauto, por curiosidade eu queria ver o quão prático é fazer a recarga do carro e aí fomos até um hotel ali próximo que prontamente nos disponibilizou o ponto de carregamento. É realmente tudo muito prático e totalmente plug n play - chegar, conectar e ser feliz.
Por fim poderia falar muito mais sobre detalhes do carro, de acabamento, da parte técnica e etc, contudo eu vou fazer aqui um breve resumo das minhas impressões gerais sobre ele.
Ele não é um superesportivo ou mesmo esportivo e não pretende mesmo que seja assim. Pra isso existe o Mustang Mach1, por exemplo.
A ideia do Mustang Mach-E é ser o carro pro dia-a-dia, com a possibilidade de diversão ao entregar um desempenho de esportivo e essa função ele cumpre com maestria. Conforto e espaço suficiente para 4 adultos, com folga, porta-malas extremamente generoso e boa posição de dirigir.
Me parece ter, também, por uma certa limitação que entendo ser comum de todos os 100% elétricos, uma vocação mais urbana e no máximo para viagens mais curtas e/ou planejadas, onde é possível ir e voltar dentro da autonomia prevista, em torno de 380km, ou não sendo o caso, onde você planeja pernoitar, ocasião em que pode tranquilamente deixar o carro carregando.
E você leitor que pensa que carro elétrico é sem graça, tudo bem, eu também pensava assim, mas digo que esse Mustang pode te surpreender da mesma forma que me surpreendeu. O carro é uma nave, decolei pra valer!
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