Inquérito sobre caso do frei de Forquilhinha deve ser concluído até sexta-feira

Conforme o delegado Carlos Emílio da Silva, que reassumiu a Delegacia de Polícia de Forquilhinha e, automaticamente, também assumiu o caso do frei acusado de praticar crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, o inquérito policial sobre esse caso deve ser concluído na sexta-feira. "O prazo para conclusão é de até dez dias a partir da prisão do frei, mas o décimo dia será domingo, então faremos o possível para concluir o inquérito até sexta-feira e encaminhá-lo ao Ministério Público", conta Da Silva.
Ainda de acordo com o delegado, cerca de dez pessoas já entraram em contato com a delegacia de Forquilhinha. "Algumas são aqui do município e até já prestaram depoimentos pessoalmente, mas também recebemos denúncias de outras cidades, como Ituporanga (SC), São Paulo (SP) e Pato Branco (PR), que são municípios onde o frei já residiu e trabalhou". No entanto, Da Silva afirma que as denúncias não se limitam ao Brasil. "Recebemos duas ligações, uma dos Estados Unidos e outra da Itália, além de um contato por e-mail, feito da França. São de homens que hoje moram fora, mas os abusos teriam acontecido aqui no país", revela.
Esses relatos que chegam via contato telefônico ou através de e-mail também serão inseridos no inquérito, mas têm menor credibilidade no processo, pois, segundo o delegado, "o depoimento ideal deve ser prestado na presença de um delegado e um escrivão, por isso precisamos ter muita cautela para avaliar esses contatos". Ele destaca que todas as denúncias serão mantidas sob sigilo.
De forma prévia, pois o inquérito ainda não foi concluído, os relatos recebidos até agora revelam que os abusos eram cometidos apenas contra meninos. Além disso, todos os denunciantes estavam na adolescência quando foram abusados, com idades que variam de 12 a 18 anos. O frei segue detido no Presídio Santa Augusta, para onde foi levado na última sexta-feira. Ele era pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus, de Forquilhinha.








