Por Patrick Stüpp
Em 14/11/2024 às 16:27O fonoaudiólogo clinico infantil, Geovane Kubiaki, estreia na literatura infantil com a escrita de um livro infantil inspirado em um projeto da Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul de Criciúma. Com uma narrativa sobre cyberbullying na escola e uma tiragem inicial de 300 exemplares, a obra intitulada ‘Lana’ será lançada na tarde do dia 28 de novembro, na Prefeitura Municipal de Criciúma. O ato de lançamento será no Salão Ouro Negro, a partir das 13h30.
Com dados coletados pela investigadora da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), Cris Feijó, a obra foi desenvolvida por meio de ilustrações e linguagem dinâmica para ser trabalhado com crianças e adolescentes entre 8 e 10 anos. A produção iniciou no fim de 2022, quando ocorreu o surgimento da primeira ideia relacionada ao projeto. Além do texto de Kubiaki, as ilustrações são feitas por Amanda Emerim.
“Essa faixa etária foi escolhida por ser considerada o período pré-celular. As crianças começam a ganhar o primeiro celular de presente dos pais a partir dos 11 anos, então, queremos prepará-las e conscientizá-las com informações de segurança a respeito do cyberbullying. Nessa experiência cultural, temos a finalidade de proteger o maior número de crianças e adolescentes, além de conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância da proteção dos filhos na internet”, informou.
Primeiro projeto literário
Em Criciúma, os projetos da Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul são focados, principalmente, no cenário musical. Entretanto, o lançamento do livro ‘Lana’ é o seu primeiro projeto literário. Segundo a produtora da Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul, Mirella Sombrio, a finalidade foi trabalhar uma demanda crescente no município. O lançamento será feito por meio da Editora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
“Como a Cruzeiro do Sul faz parte do Conselho Municipal do Direito das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), decidimos criar um livro abordando a temática do cyberbullying. ‘Lana’ é uma leitura educativa, praticamente, uma campanha para proteger as crianças e adolescentes e alertar todos os pais e responsáveis”, informou.
Após o lançamento, três escolas de Criciúma receberão o livro para atividades dentro das salas de aula. Neste primeiro momento, com os 300 exemplares, serão feitas distribuições em uma escola estadual, municipal e outra particular. “Não existe privacidade na internet para crianças e adolescentes, por isso, a importância dos pais saberem o que os filhos estão pesquisando. Como em 2024 o cyberbullying virou crime, este livro foi pensado e testado para ter uma qualidade literária”, destacou o fonoaudiólogo.
Novas abordagens
Pensando em novas temáticas para se trabalhar no mundo literário, a Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul está desenvolvendo o projeto ‘Criar’ com o lançamento do livro ‘Lana’, em Criciúma. Aprovado pelo CMDCA, a finalidade deste projeto é levar ensinamentos para as crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Por meio de uma capitação de recursos pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), o objetivo é produzir mais 3 mil exemplares em 2025.
“Cyberbullying será o primeiro, porém, posteriormente, queremos falar também sobre racismo, abuso sexual, entre outros crimes. Nesta nova tiragem, o objetivo é atingir um número maior de crianças e adolescentes para o desenvolvimento de um projeto inovador e bacana em Criciúma. O município tem muito a ganhar com esta iniciativa que estamos desenvolvendo”, destacou a produtora da Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul.
O evento de lançamento do livro ‘Lana’ será gratuito e aberto ao público.
Leia mais sobre:
criciuma,
leitura,
cyberbullying,
literatura infantil.
Evento gratuito
Paixão pela escrita
Superação
Leitura
Leitura
Incentivo à leitura
Incentivo à leitura