Major da Polícia Militar de Criciúma realiza curso de Polícia Judiciária na Espanha
Sandi Moris de Medeiros Sartor, de 34 anos, ficou 15 dias na Espanha buscando conhecimento

O major Sandi Moris de Medeiros Sartor do 9º Batalhão de Polícia Militar (PM) de Criciúma esteve com mais três policiais - sendo dois tenentes e um major - na Espanha. Eles representaram Santa Catarina e o Brasil no curso de Polícia Judiciária. Participaram ainda integrantes de instituições de segurança da Alemanha, Andorra, Chile, Estados Unidos, Irlanda, Líbano e Turquia.
Sartor explica que foram abertas algumas vagas para oficiais realizarem o curso e ele se inscreveu e foi contemplado para participar. “Foi um curso bem interessante e de muito aprendizado. Eles trabalham com cooperação internacional. A grande preocupação deles é com o terrorismo, tráfico de drogas e de pessoas. Eles mostraram algumas ferramentas que são utilizadas para combater esses crimes. E isso pode nos ajudar”, comenta.
O major ainda ressalta que na Espanha e em praticamente todo o mundo a polícia trabalha de forma integral. “Eles fazem a parte preventiva nas ruas, igual a Polícia Militar. Eles fazem a investigação e por aqui é a Polícia Civil. Após o ato, também fazem a perícia, por exemplo. Lá eles trabalham em todo o processo da ocorrência, desde prevenção até a perícia. Já no Brasil, existem outras instituições que realizam cada processo, não apenas a PM”, explica. “Das polícias que estavam na Espanha, apenas o Brasil não tem o ciclo completo dentro de uma polícia”, completa.

Ele afirmou que nos 15 dias de curso aprendeu muito com a Guarda Civil da Espanha. “A grande preocupação deles é com o tráfico de drogas também. Porque tem envolvimento com máfias e organizações criminosas. O que também acontece aqui em Santa Catarina”, lembra.
Após chegar em Criciúma, Sartor repassou o conhecimento adquirido aos oficiais. “Eles trabalham muito com o respeito e as garantias individuais. Várias situações precisam de mandamento judicial. Eles guardam bastante o respeito das pessoas, o que vai de encontro conosco também. Algumas formas de prevenção também são parecidas com as nossas”, observa.
Sartor ressalta que foi uma tranca de experiências bastante válida. “É importante para o conhecimento profissional e também pessoal. Além de manter um canal de comunicação entre as polícias. Ao final do curso, cada instituição apresentou sua polícia para os outros integrante e isso é muito interessante”, finalizou.






