Há cem

Há cem anos, nascia Santos Guglielmi

Por Ana Paula Cardoso - anacardoso@engeplus.com.br

Em 30/03/2012 às 13:33
imagem da noticia
Foto: Fotos: Divulgação
 Um dos maiores líderes empresariais do Estado, se estivesse vivo, celebraria 100 anos de idade nesta sexta-feira. Em 28 de março de 1912 nascia Santos Guglielmi, empresário natural de Morro da Fumaça que fundou e foi proprietário de grandes investimentos na região Sul, entre eles a Carbonífera Metropolitana.
Santos Guglielmi dedicou anos de sua vida em conquistas e desenvolvimento não só no setor empresarial, mas também comunitário por meio do desenvolvimento e sucesso de seus empreendimentos - para o Sul catarinense, onde sempre morou. E o que construiu permanece até hoje como um dos grupos empresariais mais relevantes da região. Santos Guglielmi morreu em 28 de abril de 2001.

Guglielmi nasceu em em Morro da Fumaça. É o filho homem mais velho de Esperança Sartor Guglielmi e José Guglielmi, comerciantes e um dos casais pioneiros na povoação daquele município. Durante a infância revezava os estudos em Cocal do Sul com o trabalho ao lado de seu pai no atendimento a clientes na loja de secos e molhados da família. Mais tarde dedicou-se exclusivamente à atividade comercial.

Casou-se com Hilda Fontanella Guglielmi, com que teve sete filhos: Maria Griselda, Realdo, Reginaldo, Maria Darcy, Maria Hildamar, Maria Marilda e Maria Rosalba. Tempos depois, com a mudança de cidade de seu pai e parte da família, Santos e sua irmã mais velha assumiram o negócio na cidade de Morro da Fumaça, passando a responsáveis pela venda dos produtos da loja de secos e molhados, que crescia na localidade.

Ampliaram os investimentos ao ramo da mineração. Adquiriu experiência e passou a comprar cotas de participação em empresas da região do ramo do minério, razão pela qual passou a residir em Içara e posteriormente Criciúma, junto com a família. Foi sócio de Diomício Freitas. Seus pensamentos de empreendedores e a vontade de crescer possibilitaram a fundação da Sociedade Carbonífera Rio Caeté Ltda., localizada em Urussanga.
Com os investimentos realizados ao longo dos anos, ele e seu sócio estavam trabalhando com fazendas, terrenos, navios, hotéis, água mineral e uma rádio, a Eldorado, de Criciúma. A busca por desafios e novas aquisições não paravam. Em 1° de julho de 1959 foi adquirida a Carbonífera Metropolitana e o patrimônio cresceu.

Colaboração: Novo Texto Comunicação

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui