Craque

Os 71 anos de Valdomiro Vaz Franco

Criciumense brilhou no Internacional e na Seleção Brasileira

Por Denis Luciano - denis.luciano@engeplus.com.br

Em 17/02/2017 às 13:55
imagem da noticia
Foto: Divulgação

Aos 14 anos, ele era engraxate. Aos 17, ajudava os pais, seu Pedro e dona Constância, na lavoura. Aos 18, foi trabalhar na mina. Ali, começou a jogar no São Marcos, o time dos mineiros daquela região. Chamou a atenção dos olheiros do Comerciário. Resultado: assim nascia para a bola Valdomiro Vaz Franco, que ganhou o Brasil com o Internacional e brilhou na Copa do Mundo de 1974 com a Seleção. Hoje, faz 71 anos que ele nasceu em Criciúma.

Integrou o elenco do Comerciário campeão catarinense de 1968, ficando entre os artilheiros do Estadual. Em seguida, transferiu-se para o Inter. Consagrou-se no clube gaúcho sendo tricampeão brasileiro. 

No Mundial, convocado pelo técnico Zagallo, fez um gol decisivo contra o Zaire, o terceiro dos 3 a 0 que classificou à segunda fase na competição na Alemanha Ocidental. O Brasil, com Valdomiro no ataque, terminou aquela Copa em Foi jogar na Colômbia em 1980, retornando dois anos depois a Porto Alegre para encerrar a carreira no futebol e iniciar uma nova jornada: na política. Foi vereador e deputado estadual no Rio Grande do Sul.

Voltou para Criciúma, onde montou um centro de treinamento. Recentemente, o ex-jogador anunciou a venda para uma construtora da área onde funcionava seu CT e um memorial inaugurado em 2009. Ele é vinculado ao Internacional, remunerado para exercer a função de representante do clube em diversos eventos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Leia mais sobre:

Circuito PET.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui