Saúde

Gravidez de múltiplos: o que vem por aí?

Cansaço, fadiga e enjoos são mais severos do que o normal

Por Redação Engeplus

Em 11/02/2018 às 11:36

Descobrir uma gravidez de múltiplos é uma alegria e um susto ao mesmo tempo. Uma série de porquês e senões aparecem como turbilhão na cabeça dos pais que esperam a chegada de mais de um filho ao mesmo tempo. Alguns cuidados devem ser tomados para que o período gestacional ocorra de maneira tranquila, sem sobressaltos. O ginecologista e obstetra Élvio Floresti Júnior dá algumas dicas para as mamães.

É comum que à medida em que os gêmeos se desenvolvam, o cansaço apareça. "A quantidade de hormônios em barrigas de múltiplos é maior e, por esse motivo, as reações são mais acerbadas. Fadiga extrema é muito comum, por isso, escutar o corpo e reservar um tempo para repor as energias é fundamental", explica o médico. Os enjoos matinais também aparecem muito forte. "É importante lembrar que fazer refeições regulares e saudáveis é um dos requisitos para uma gravidez tranquila e com as náuseas intensas. As grávidas acabam pulando essa regra. Isso não pode acontecer", argumenta.

As visitas de acompanhamento pré-natal também são menos espaçadas. As mães de gêmeos precisam ficar atentas a doenças como pré-eclâmpsia, pressão alta, diabetes gestacional e o obstetra também fica mais atento a situação do colo uterino. "Os ultrassons para medir o comprimento do colo do útero são essenciais para prevenir o parto prematuro", ressalta o médico.

As mexidinhas  também aparecem bem mais cedo. "Entre a 18ª e 20ª semana de gestação começam os chutes e movimentos do bebê. Com os múltiplos, calculamos que esse início ocorra cerca de duas semanas antes", conclui Floresti. Apesar de ser considerada uma gestação de risco, o pré-natal do gemelar na grande maioria das vezes, se bem acompanhado, tem um desfecho muito bom.

Leia mais sobre:

Mulher,

saude,

gravidez.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Mulher