Por Laura Bazzei - jornalismo@engeplus.com.br
Em 11/10/2024 às 13:16A jovem cantora e compositora Vitória Daitx, de 19 anos, é apaixonada por música desde criança. Moradora de Criciúma, iniciou sua história com a música aos 10 anos, quando começou a fazer aulas de violão e aos 13 iniciou aulas de canto. Durante a pandemia da Covid-19, com 14 anos, se aventurou na composição e desde lá não parou mais. Dona de músicas que transmitem a energia jovem e cativante, Vitória lançou cinco canções entre 2022 e 2024. Juntando os gêneros indie com o pop, a artista vem encantando os ouvintes com a sua leveza e ousadia.
Segundo Vitória, ela sempre contou com o apoio de seus pais, e isso foi essencial para que ela tivesse a coragem de continuar. “Se eles não tivessem me colocado na aula de violão e de piano, não seria metade do que eu sou hoje. Porque o violão é uma das minhas maiores paixões e me ajuda a escrever músicas. E isso contribuiu muito para a minha formação como artista. Eles me apoiarem, já fez e vai continuar fazendo a diferença na minha vida”, relatou.
A artista iniciou suas composições escrevendo em inglês. Sua escolha pelo idioma se deu devido às suas inspirações. “O Bruno, meu produtor, fez com que eu pensasse em qual público deveria atingir. Porque nem todo mundo iria entender inglês, nem todo mundo iria se identificar. Até meus pais não iriam entender a minha própria música”, relembrou. A importância de se conectar com um público mais amplo e a necessidade de adaptar sua escrita fez com que Vitória começasse a compor em português.
Compondo histórias
No início de sua jornada como compositora, ela costumava se inspirar em casais de séries que gostava, escrevendo a narrativa de suas músicas pensando no ponto de vista deles, ou criando situações fictícias. “No início foi assim, porque eu não vivia nada, né? Eu tinha 15 anos. Mas, conforme fui amadurecendo, fui começando a escrever sobre a minha vida”, comentou.
Com o tempo, à medida que foi amadurecendo, Vitória começou a escrever sobre sua própria vida e perspectiva, tornando suas letras autênticas e naturais. “Achava até mais fácil escrever sobre o que eu estava passando do que ter que me imaginar na situação de outra pessoa", relatou.
Além da música, as paixões
Além de cantora e compositora, Vitória é artista, professora de inglês e estudante de publicidade. Ela descreve que manter e realizar todos os seus gostos ao mesmo tempo, é uma verdadeira loucura. Mas faz questão de manter a música como uma prioridade. “Quero trabalhar só com música algum dia. Porém, no momento, eu tento encaixar ela como um hobby na minha vida. Para não perder o brilho”, frisou.
Em lançamentos de novas canções, a jovem preza por manter uma mentalidade positiva.“Sempre que estou gravando uma música, eu tento pensar, ‘ba, tomara que ela dê sucesso’. Mas, se não der, pelo menos estou fazendo o que eu amo, sabe? Então, é realmente algo que me traz muita paixão”, afirmou.
Além da música, o inglês é outra de suas paixões e um trabalho que ela valoriza, sendo uma habilidade que lhe proporciona a possibilidade de investir em suas composições, sendo uma fonte de renda. Conciliar a vida de estudante, professora e artista é complicado, mas Vitória não pretende renunciar a nada e muito menos desistir. “Eu espero que no futuro eu consiga só trabalhar com música. Porque é meu sonho de vida. Mas, no momento, eu vou conciliando, colocando a música em vários momentos do meu cotidiano”, garantiu.
Novo lançamento
Inspirada por artistas como Olivia Rodrigo, Taylor Swift, Clairo, Beabadoobee, Clarice Falcão e Anavitória, a moradora de Criciúma está com o próximo lançamento engatilhado. Chamada ‘Paraíso’, a nova música tem cinco minutos e deve estrear nas plataformas no próximo mês. “Estou há meses planejando essa música. Ela já tá gravada, só falta fazer o clipe e as fotos de divulgação. E é uma música muito especial para mim”, destacou.
O processo iniciou em abril de 2023, e assim como outros lançamentos, a letra é muito pessoal para Vitória. “Eu gosto de dar detalhes em minhas letras, e esta em específico é muito romântica e bonita. Eu adoro música de amor e estou animada para dar vida visualmente para essa música”, explicou.
Para jovens artistas
Para Vitória, a constância é essencial, tanto para escrever, quanto para continuar cantando. Ela relembrou que no início, é comum que as composições não saiam como o esperado, principalmente pela falta prática. “Quando a gente começa, é normal não gostar da música ou achar que está ruim. Mas a prática faz a perfeição. Vai chegar um momento que você vai ter escrito tanto que vai sair algo ótimo. Acho que o importante é nunca parar de treinar. Porque nunca é suficiente, a gente sempre tem que estar treinando, para cada vez poder ficar melhor’, observou. “E eu acho que é necessário levar a música como paixão mesmo. Se um dia vier o dinheiro, maravilhoso. Entretanto, o principal tem que ser a paixão, porque sem ela não vale a pena continuar. Para tratar e fazer música, o principal é o amor por ela”, finalizou.
Para um futuro, a jovem cantora espera conquistar um público maior, continuar escrevendo e lançando suas canções e ver as pessoas se identificando com suas letras. Para quem ficou interessado em conhecer mais sobre a jovem cantora e compositora, Vitória Daitx, acesse o Instagram, o Spotify e YouTube.
Leia mais sobre:
música,
vitória daitx.
Transmissão ao vivo
Destaque estadual
Araranguá
Concerto gratuito
Agitando nos palcos
Música de graça
14 e 16 agosto
Choram as rosas...
Transmissão ao vivo
Destaque estadual
Agitando nos palcos
Música de graça