No Presídio Santa Augusta, cerca de 200 detentos devem receber indulto de Natal

No fim desta semana alguns reeducandos do presídio Santa Augusta, de Criciúma, começam a receber o indulto de Natal e de Ano Novo. Cerca de 200 vão receber o benefício criado em 2008. Conforme o diretor do presídio Santa Augusta, Jovino Zanelato, os presos ficarão em liberdade por uma semana. “Cerca de 100 serão beneficiados na próxima sexta-feira, quando os primeiros serão liberados”, explica.
Segundo Zanelato, os horários para a saída dos reeducandos ainda não foram definidos. “Serão cerca de quatro grupos, dois pela manhã e dois na parte da tarde. Eles terão que retornar uma semana depois dos horários que eles saíram na unidade prisional”, esclarece. Quem não retornar será considerado foragido.
“Informamos os meios possíveis para que os beneficiados não sejam confundidos com foragidos e sim que estão usufruindo de um direito que é deles”, salienta. No presídio Santa Augusta, os presos liberados são os que trabalham tanto na fábrica de lajotas, quanto em outros serviços internos da unidade prisional. “Isso não é regra da lei, mas do presídio de Criciúma. Serão liberados somente os presos que aqui trabalham”, ressalta.
Ao longo ano, os detentos podem solicitar o recurso até cinco vezes. “Eles esperam sair mais no fim do ano, pois é uma data comemorada em família, sendo que eles só podem sair depois de 45 dias do último retorno”, destaca. Conforme o Zanelato, mais de 90% dos detentos retornaram ao presídio no fim do ano passado. "Consideramos um número positivo", conclui.







