Obras do Centro de Retaguarda do Rio Maina serão entregues no dia 10 de maio
Ao todo, serão 172 leitos para o combate ao coronavírus
2 min de leitura

A Prefeitura de Criciúma deve entregar o Centro de Retaguarda para tratamento de pacientes com a Covid-19, no distrito do Rio Maina, no dia 10 de maio. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana já disponibilizou 37 leitos à população caso for necessário. Ao todo, serão 172 leitos disponíveis para os criciumenses.
As obras na antiga Casa de Saúde do distrito do Rio Maina iniciaram no dia 27 de março e no último dia 10 foram entregues os primeiros 37 leitos. A secretária de de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, explica que uma força-tarefa foi montada para a reforma do local.
“É uma área de 3,2 mil metros quadrados e tivemos que alterar bastante o local. Mexemos no telhado, pintura, instalação da rede elétrica, da rede hidráulica, da rede de gases medicinais e da rede de lógica. Ainda quebramos diversas paredes pensando na acessibilidade do ambiente”, conta.
Atualmente são 65 profissionais atuando na obra e Kátia comenta que os trabalhos estão em ritmo acelerado. “O local contará com uma ala-intensiva e quartos de isolamento. Teremos também ambientes de apoio, posto de enfermagem, depósito”, pontua.
O último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Criciúma informou que 89 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus na cidade, porém 29 já estão curadas da doença e quatro pacientes morreram em decorrência da Covid-19.
Doações
Até o momento as obras contaram com doações de empresas privadas:
Reciclo Química Ltda
3 mil litros de cloro
Imbralit Indústria e Comércio de Artefatos e Fibrocimento Ltda
2,5 mil telhas de fibrocimento
Anjo Química do Brasil Ltda
Tinta e massa para parede, em todo espaço necessário.
Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Catarina (Sinduscon)
500 m² de piso cerâmico e portas.
Cerâmica Elizabeth Sul Ltda
500 m² de piso cerâmico
HB8 Indústria de Adesivos e Comércio de Importação e Exportação de Produtos Automotivos Eirelli
200 litros de álcool em gel 70%
Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A
1.000,32 m² de piso cerâmico
Biomedtronic Comércio de Equipamentos Médicos Hospitalares
Um frigobar
Motel Passione
Lençóis, fronhas e toalhas
Madeireira Tramavan Ltda
2 mil metros de bardela de Eucalipto Tratado.
As doações para a Central de Suprimentos podem ser feitas pelo telefone (48) 99951-2785. A lista de materiais e outros tipos de ajudas recebidas pelo município está disponível no site covid19.criciuma.sc.gov.br.







