Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
Publicidade
Criciúma

Parentes de presos fazem protesto em frente ao Presídio Santa Augusta

Horários de Visitas serão alterados no fim do mês, o que motivou a manifestação

Por Rafaela Custódio -

2 min de leitura

Compartilhar:
Parentes de presos fazem protesto em frente ao Presídio Santa Augusta
Foto: Rafaela Custódio

Parentes de presos fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira, dia 17, em frente ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma. A manifestação foi realizada para protestar contra a mudança nas visitas de familiares aos detentos da unidade. A alteração acontecerá a partir do dia 29 de julho.

A representante dos familiares, Daniela Souza afirma que as mudanças serão realizadas por galeria. “Cada galeria terá seu dia de visita e isso nos prejudica. Meu esposo está preso há um ano. Terei que visitá-lo nas sextas-feiras, mas trabalho, sou servente escolar. Ninguém dará folga para os familiares. É muita injustiça conosco”, declara. “Do jeito que está, é muito melhor. Não existe ser durante a semana”, acrescenta.



Daniela ressalta que a mudança é um descaso com as famílias. “Somos seres humanos e não precisamos ser tratados assim. Estamos fazendo um protesto pacífico e temos um abaixo-assinado que já possui 300 assinaturas”, ressalta.

Publicidade

Janaína Cardoso está com seu marido preso há um ano. Atualmente está desempregada, mas também não concorda com as mudanças. “Minhas visitas serão nas quartas-feiras. Estou buscando emprego e como farei para visitá-lo? Tenho filhos também. Eles faltarão aula? Tudo isso tem que ser pensado antes de realizar a mudança”, observa.

Ela ainda pontua que é preciso mais respeito com os familiares e também com os detentos. “Eles [presos] já estão pagando pelo o que fizeram. Ninguém quer ser humilhado. Nosso ato é totalmente pacífico e temos o objetivo de chamar atenção da sociedade”, comenta.

Mudança será mantida pela direção do presídio

De acordo com o gerente da Unidade Prisional, Rodrigo Ferreira, as mudanças de horários serão mantidas a partir do dia 29. “Temos 700 visitas cadastradas e o protesto teve 15 pessoas. É mais um interesse de familiares do que uma reclamação coletiva. Estamos visando a segurança dos familiares, dos profissionais da unidade e também dos detentos”, explica. “O acesso dos familiares será mais fácil e a maioria já entendeu o fato. A mudança trará mais conforto e benefícios aos familiares”, acrescenta.

Ainda segundo Ferreira, a direção do presídio já esteve reunida com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também com outros órgãos oficiais. “A mudança de horário acontecerá dentro do planejado”, finaliza.

Confira o vídeo dos familiares e também as imagens dos cartazes:

Parentes de presos fazem protesto em frente ao Presídio Santa Augusta — foto 1
Foto 1 de 14
Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirPolícia recupera mais de 320 veículos, apreende 108 armas e atende mais de 32 mil ocorrências