PMSC Cidadão: mais de 350 pessoas já realizaram o download do aplicativo da Polícia Militar
Programa visa facilitar o acesso à segurança da população de Criciúma e região
2 min de leitura

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) segue buscando alternativas para melhorar a segurança pública do estado e para isso lançou há um mês o aplicativo PMSC Cidadão para smartphones em que as pessoas acionarão a polícia pelo celular. O projeto piloto está sendo realizado na sede do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Criciúma. O telefone 190 continuará funcionando normalmente. Mais de 350 pessoas já realizaram o download do programa e guarnições já foram acionadas para ocorrências pelo sistema online.
De acordo com o comandante da 6ª Região de Polícia Militar, coronel Cosme Manique Barreto, o aplicativo possibilitará a interação direta com a Polícia Militar e por meio dele o cidadão receberá feedbacks do seu atendimento e acessará boletins de ocorrência, por exemplo. “Esse aplicativo é excepcional, amanhã temos uma reunião com os policiais para intensificarmos a divulgação desse programa. Com o aplicativo, temos um ganho ainda maior na segurança pública”, comenta.
A ferramenta permitirá ainda o cadastro das mulheres vítimas de violência doméstica e priorizará o atendimento nesse tipo de ocorrência. Além disso, o aplicativo disponibiliza um botão de pânico, que poderá ser acionado em situações de emergência, mas até o momento, ele ainda não foi utilizado pelos usuários.
Ao baixar o programa no celular, será necessário preencher um formulário com CPF, endereço residencial e uma imagem da pessoa. O coronel explica que quando o solicitante chamar a polícia pelo aplicativo, a Central Regional de Emergências receberá a solicitação já com a localização da vítima e encaminhará uma guarnição ao local.
“Muitas vezes as ligações pelo 190 são ruins por causa da rede do telefone ou em um momento em que a vítima não pode pegar o celular e ligar para a Central Regional de Emergências, o aplicativo será a opção. A Polícia Militar está todos os dias buscando e idealizando projetos para ajudar a população”, finaliza.





