Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 12/07/2024 às 18:02O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi visitou a agência do INSS em Criciúma, na tarde desta sexta-feira, dia 12, acompanhado do deputado Rodrigo Minotto (PDT), que também é presidente em exercício da Assembleia Legislativa. O parlamentar foi o responsável pelo convite para que o ministro conhecesse o local.
Durante a visita Lupi conversou com funcionários, e aproveitou para falar sobre algumas melhorias que pretende fazer. “Eu busco em todos os locais que eu vou, visitar as agências que é uma maneira de interagir, de ver como está, quem são os gerentes, olhar as pessoas, ver o local de trabalho e com isso a gente vai aperfeiçoando o nosso trabalho”, afirmou. Antes de vir a Criciúma, Lupi cumpriu agenda em Joinville.
Humanização
O ministro comentou que o beneficiário da previdência quer atenção, quer ser respeitado, ter alguém para conversar, para poder explicar as situações que está vivenciando com o andamento da aposentadoria, por exemplo, entre outros assuntos. “Isso é uma luta que eu estou travando, porque eles estavam, a grande maioria, em trabalho remoto, trabalho em casa, produzindo, é verdade, porque a fila é imensa, mais de 2 milhões e 400 mil pessoas num estoque de fila esperando, hoje estamos perto de 300 mil até o final do ano. Hoje está tudo resolvido em 30 dias, mas esse pessoal tem que começar a voltar para as agências, porque ali é que você trata as pessoas, você conversa, você explica”, pontuou.
Segundo o ministro, a humanização começa com a presença dos funcionários nas agências, nos postos avançados. Além disso, ele mencionou que a ideia é fazer em todas as agências, as salas multissensoriais para serem usadas durante o atendimento, pelas pessoas que possuem filhos com transtorno do espectro autista.
Valorização do servidor
Um dos assuntos mencionados pelo ministro ainda durante a visita foi sobre reconhecimento e valorização do profissional que atua na área da previdência como sendo uma melhoria que precisa ser alcançada. O superintendente do INSS da Região Sul, Alberto Carlos Freitas Alegre, exemplificou que o tempo de análise reduziu, e que isso precisa ser valorizado.
“A gente vem de quatro anos onde o servidor não teve quase que valorização nenhuma, há seis anos que não tínhamos aumento nenhum de financeiros, e já no início do governo houve uma valorização e eu costumo dizer sempre o seguinte, o trabalho do INSS é tão essencial, nosso trabalho é tão significativo. O servidor não ganha mal, em comparação às outras profissões, mas não ganha o que merece, devido à sua função, à sua atividade de tamanha responsabilidade”, disse.
Agência do INSS em Criciúma (Foto: Jessica Rosso Crepaldi/Portal Engeplus)
Atualmente, Criciúma possui 1.532.000 segurados, sendo que ao todo são pagos R$3.172.000 em benefício.
Criação de um posto de atendimento previdenciário em Florianópolis
Pela manhã, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa (Alesc), deputado Rodrigo Minotto (PDT), recebeu o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. No primeiro encontro foi discutida uma solicitação de Minotto, pela criação de um posto de atendimento previdenciário no Palácio Barriga Verde, atual sede da Alesc.
A possibilidade de formalização de um acordo de cooperação técnica neste sentido recebeu uma sinalização favorável do ministro, que salientou a importância social do INSS. De acordo com Lupi, cerca de 40 milhões de brasileiros recebem algum benefício da Previdência Social, dos quais 7 milhões somente nos três estados da região Sul.
“A previdência tem um caráter social muito importante, praticamente 22% da população brasileira depende da Previdência e 60% dos municípios brasileiros, principalmente os pequenos e médios, dependem da circulação desses recursos”, relatou.
Colaboração: Alexandre Back/ Agência AL
Leia mais sobre:
criciuma,
inss,
visita,
Ministro da Previdência,
Carlos Lupi.
A partir de agosto
Programa artístico
Ações futuras
Terceira Idade
Foi votado
A partir de agosto
Programa artístico