Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 12/12/2024 às 16:01O prefeito eleito de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD), já está tratando da criação de um Centro de Atendimento ao Autista. O local deve ser instalado no Alvorada Clube, localizado no bairro Pinheirinho, que atualmente é encabeçado pela Aprofucri (Associação dos Professores e Funcionários da Fucri) – a Fundação Educacional de Criciúma é a mantenedora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Em seu plano de governo, Espíndola prometeu estruturar um Centro de Atendimento ao Autista, oferecendo acolhimento, diagnóstico e acompanhamento especializado para crianças autistas, com enfoque em avaliação diagnóstica avançada, terapias personalizadas e integração sensorial, visando uma abordagem holística de suporte ao indivíduo autista e suas famílias. Para conseguir por seu plano em ação, o prefeito eleito contará com uma parceria com a Unesc.
“Já temos um diálogo com a Unesc e o local seria o Alvorada Clube, sendo que faríamos uma cessão de uso para o município. O espaço é ideal para fazermos cineterapia, equoterapia, alfabetização musical e outras atividades. Nós já visitamos o local e atende os requisitos para um centro multiprofissional. Além disso, a Unesc, com seus profissionais de saúde, atenderão essas crianças”, explica Espíndola. Atualmente, Criciúma tem cadastrada 650 crianças com transtorno do espectro autista (TEA), entretanto, também há outros transtornos que serão atendidos no local.
Leia mais sobre:
criciuma,
Unesc,
Vagner Espindola,
Centro de Atendimento ao Autista.
Projeto de Lei
Política
Lula adia sua visita em Santa Catarina
Em Brasília
Confirmado!
Requerimento
Projeto de Lei