Política

Posse de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores marca o início dos mandatos na Região Carbonífera

Esta quarta-feira, dia 1º, foi um dia marcado por posses

Por Redação Engeplus

Em 01/01/2025 às 21:34
imagem da noticia
Foto: Divulgação

Esta quarta-feira, dia 1º, foi um dia de posses em todos os municípios que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), marcando o início dos mandatos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos para o período 2025-2028. Nas cerimônias realizadas ao longo do dia, os novos gestores assumiram seus compromissos com a população. Agora, com o grupo concluído, vamos acompanhar quem foram os eleitos em suas funções.

Em Balneário Rincão, Luiz Laurindo e Carlito Darolt foram empossados como prefeito e vice-prefeito, assim como os nove vereadores do município. A sessão solene ocorreu na Câmara de Vereadores, reunindo autoridades, familiares, amigos e moradores da cidade.

Em seguida, a cerimônia seguiu para a Prefeitura, onde o agora ex-prefeito Jairo Custódio, entregou a chave do município para o novo chefe do executivo, em um tradicional gesto simbólico de transição democrática. 
Confira quem são os vereadores empossados em Balneário Rincão: Airton Valvito Ferreira, André Francisconi, Antônio Mota Junior, Bataclan Carpes, Everaldo Felipe, João Carlos Patrício, Luiz Fernando Casagrande, Ramires Lino e Rogério Cardoso.

Mesa Diretora: 
Presidente: Luiz Fernando Casagrande / 6 votos
1° Vice: Rogério Cardoso / 6
2° Vice: André Francisconi / 6
1° Secretário: Bataclan Carpes / 7
2° Secretário: Antônio Mota Junior / 6

Em Morro da Fumaça, também ocorreu a sessão solene de posses, que aconteceu no salão paroquial da Igreja São Roque, no Centro da cidade. Durante a cerimônia, foram oficialmente empossados o prefeito Eduardo Sartor Guollo e o vice-prefeito Davi Colonetti Pellegrin, além dos nove vereadores que iniciarão seus trabalhos no Legislativo municipal ao longo dos próximos quatro anos.

Também foi eleita a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o ano de 2025. Marijane Felippe foi escolhida para presidir o Legislativo Fumacense, acompanhada por Antônio Heliton Montes Silva como vice-presidente, Felipe Pereira Nunes como primeiro secretário e Alison Felix Bertan como segundo secretário.

Tomaram posse os vereadores Alison Felix Bertan, Antônio Heliton Montes Silva, Felipe Pereira Nunes, Henrique Casagrande, Jorgia Guglielmi, Luciano Formentin Pereira, Marijane Felippe, Silvana de Vasconcelos e Sulanor Enio de Freitas. 

Divulgação

Nova Veneza realizou a cerimônia de posse dos novos representantes do Executivo e do Legislativo no Teatro Municipal. O evento marcou o início oficial dos trabalhos dos novos agentes políticos, incluindo a prefeita Ângela Mariana Panato Ghislandi de Melo, o vice-prefeito Edésio Spilere e os nove vereadores eleitos.

Além da cerimônia de posse, também ocorreu a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2025-2026, que será liderada por Elton Nuernberg, reeleito como presidente. Os nove vereadores eleitos também tomaram posse e assumiram a missão de representar a população no legislativo. São eles:
•    Carmen Lair Malgarise
•    Claudionir da Costa Roman
•    Douglas Baldessar Ghislandi
•    Edaltro Luiz Bortolotto
•    Elton Nuernberg
•    Esequiel de Fabri Sperfeld
•    Felipe Niehues Furlan
•    Juliano Mondardo Dal Molin
•    Maykon Minatto Michels

Após a posse dos parlamentares, ocorreu a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. O vereador Elton Nuernberg foi reeleito presidente da Câmara, consolidando sua liderança e experiência no comando da Casa Legislativa.
A chapa eleita para compor a Mesa Diretora é formada por:
•    Presidente: Elton Nuernberg
•    Vice-Presidente: Claudionir da Costa Roman
•    1ª Secretária: Carmen Lair Malgarise
•    2º Secretário: Douglas Baldessar Ghislandi

Divulgação


O prefeito reeleito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, e o vice-prefeito Érico D' Amorim, foram empossados nesta quarta-feira, juntamente com os nove vereadores eleitos. Após a posse, os vereadores realizaram a eleição da mesa diretora e, por unanimidade, Célio Elias (PT) foi eleito presidente, Laísa Figueredo (PSDB) vice-presidente, Ivone Minatto (PSD) 1ª secretária e José Nardi (PSD) de 2? secretário.

A composição da Câmara de Forquilhinha também conta com os vereadores Felipe Dordete (PP), Cláudio Eyng (PSDB), Cristian Novack (PSD), Edio d' Amorim (PSD) e Grasi Cravo (União).

Continua após anúncio
Fim do anúncio
Divulgação

Em Siderópolis, o prefeito reeleito Franqui Salvaro e o vice-prefeito Rafael Frello, tomaram posse em uma cerimônia realizada na noite desta quarta-feira. Os nove vereadores eleitos para a nove legislatura na Câmara Municipal também foram empossados.

Antônio Rozeng/Divulgação

A Sessão Solene de posse em Içara ocorreu na Câmara Municipal. Foram empossados a prefeita municipal Dalvânia Pereira Cardoso (PL) e o Vice-Prefeito Alex Ferreira Michels (PSD). Na ocasião foi escolhida através de votação entre os parlamentares a Mesa Diretora para o biênio 2025/2026, sendo eleito por unanimidade para a Presidência do Legislativo o vereador Duca Zata (PP). 

Os demais membros que compõem a Mesa são 1º Vice-Presidente Moacyr Francisco, o Cisquinho (PSD), 2º Vice-Presidente Geraldo Baldissera (MDB), 1º Secretário Charles Cargnin (PL) e 2º Secretário Elisangela Zanolli Vieira Manarim (PSDB). Os vereadores que completam a 16º Legislatura são Adilson Bertan (PP), Davi Inácio Nazário (PL), Gelson Possamai (PP), Higor Robetti Batista (PSD), Jairo Manoel da Silveira (PSD), João Luiz Nunes (PP), Karoline Luiz Calegari Naspolini (MDB), Marcos Roberto Candido Costa, o Ni (PL), Sandro Ressler (PL) e Valdelir Da Rolt (PL). 

Divulgação

O município de Cocal do Sul volta a ter Ademir Magagnin à frente do Poder Executivo, desta vez junto com Roseny Cittadin Barbosa, mandato que segue até 2028. O prefeito e a vice-prefeita foram empossados juntamente com os membros do Poder Legislativo na noite de quarta-feira, durante cerimônia na Câmara de Vereadores da cidade. Antes, os agentes políticos participaram de uma celebração religiosa na Igreja Matriz de Cocal do Sul.

A solenidade na Câmara Municipal contou com a presença da população e iniciou com o juramento dos agentes políticos, seguida de posse e encerrada com os discursos. 

Além da posse do prefeito e da vice-prefeita, foram empossados os vereadores de Cocal do Sul da 9ª Legislatura: Cirlene Gonçalves Scarpato, Gilson Clemes, Giovana Galato Santa Rosa, Glícia Pagnan, Júlio Fogaça de Oliveira, Maria Luiza Da Rolt, Marcel Freitas, Valdnei da Silva e Vicervânio Bez Fontana.

Após a Sessão Solene de Posse dos vereadores de Cocal do Sul, eleitos para a legislatura 2025/2028, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Dois nomes foram colocados em votação para a presidência da Casa Legislativa: Gilson Clemes (PL) e Cirlene Gonçalves Scarpato, a Aninha (PSD). Por 5 votos a 4, Gilson Clemes foi eleito presidente para conduzir os trabalhos legislativos em 2025.

Posse em Cocal do Sul - Foto: Divulgação

Urussanga deu início a um novo ciclo político com a cerimônia de posse dos agentes políticos eleitos para o mandato de 2025 a 2028. O evento marcou a instalação da Vigésima Legislatura e a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Na cerimônia aconteceu a posse da prefeita Stela Maris de Agostín Talamini, do vice-prefeito Renato Bez Fontana e dos nove vereadores que comporão a nova Câmara Municipal. O ato de posse foi conduzido pelo vereador reeleito Erotides Borges Filho (UB), último presidente do Legislativo.
 
Os vereadores empossados são: Ademir Bonomi (MDB), Erotides Borges Filho (UB), Ivan Vieira (PL), Izolete Duarte Vieira (PP), Jaison Vieira (MDB), José Carlos José (PP), Luan Francisco Varnier (MDB), Rosemeri Aparecida Mafra da Silva (PL) e Teresinha Zanatta Cimolin (PSD).
 
A Mesa Diretora da Câmara, eleita para a gestão 2025, foi composta pelo presidente Ademir Bonomi (MDB), vice-presidente José Carlos José (PP) e primeira secretária Teresinha Zanatta Cimolin (PSD).
A vereadora Rosemeri Aparecida Mafra da Silva (PL) foi eleita como segunda secretária, mas solicitou renúncia do cargo. Segundo o regimento interno, o pedido será formalizado e uma nova eleição para o preenchimento dessa vaga ocorrerá na primeira reunião ordinária de 2025.

Posse dos eleitos em Urussanga - Foto: Câmara de Vereadores de Urussanga/Divulgação

Em Treviso, foram empossados o prefeito Luciano Rubens Miotelli e o vice-prefeito, Gelson Hilário Gamba. Na cerimônia também tomaram posse os vereadores Vilmar (MDB), Lu Possoli (PP), Edinho (MDB), Fabio Savaris (PP), Gladson Tasca (MDB), Nei Buogo (PP), Ederson Mariani (PSD), Vanessa Pescador (MDB) e Gerson Rossi (MDB). 

Na ocasião, os vereadores também realizaram a eleição da Mesa Diretora para o ano de 2025, sendo composta por: Gerson Rossi (presidente), Gladson Tasca (vice-presidente), Vanessa Pescador (primeira secretária) e Ederson Mariani (segundo secretário).

Empossados em Treviso - Foto: Divulgação

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Política