Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 02/06/2025 às 17:37Em ruas redes sociais, o vereador Juarez de Jesus dos Santos (PL) tem mostrado um pouco de como tem feito a fiscalização nos 40 Centros de Educação Infantil (CEIs) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). Entre as reclamações que recebeu por meio do gabinete, estão a falta de professores e a qualidade da merenda escolar, em especial, a carne que é servida para os alunos.
O parlamentar disse em entrevista ao Portal Engeplus, que já verificou as demandas, fez encaminhamentos para a direção, mas que as reclamações por parte dos pais continuaram chegando. Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 2, entre os requerimentos que ele apresentará para a votação do Legislativo, está o 351/2025, solicitando informações relacionados ao CEI Afasc Mãe Nina, que fica localizado no bairro Mina do Mato.
O requerimento diz que em “visita realizada no dia 28 de maio verificou-se que em uma das salas de aula do Grupo 4 tem 26 crianças, sendo duas portadoras de deficiência com laudo, sendo que o parâmetro estabelecido é no máximo, 25 crianças. O grupo está desprovido de professora auxiliar para atendimento individual dos alunos portadores de deficiência, além da metragem da sala de aula não ser adequada, levando em consideração a quantidade de alunos”.
O parlamentar afirmou que o requerimento foi realizado a partir das visitas na instituição. “Isso se deu sim a uma fiscalização nessa escola. A gente está perguntando se eles têm ciência e o que eles vão fazer para resolver essa situação”, afirmou Santos.
O vereador falou também sobre a qualidade da carne moída. “Carne de péssima qualidade. Observamos que eles estão trocando, inclusive, conversei com a diretora da Afasc, e questionei que se estão trocando porque é de péssima qualidade, então tem que tirar de todos os CEIs. Voltamos nos CEIs que a gente identificou que a carne era de péssima qualidade e ainda tem. Se não presta, tem que tirar", ressaltou.
Ainda na sessão desta segunda, o vereador apresentará os requerimentos 352/2025 e 356/2025, que tratam de solicitações de informações sobre obras de reforma e revitalização no CEI Francisca Furtada De Lucca, o Mineirinho, e informações e documentos relacionados à educação infantil e setores administrativos da Afasc.
Em nota, a Afasc se manifestou sobre o assunto. Confira:
Nota Oficial | AFASC
Preocupada em oferecer sempre uma alimentação de qualidade às crianças que frequentam os seus Centros de Educação Infantil (CEIs), a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) tem efetuado um acompanhamento contínuo para melhorar cada vez mais o que é ofertado aos alunos.
Como por exemplo, desde a volta das atividades da Educação Infantil da Afasc, no mês de fevereiro, o Setor de Nutrição do Departamento de Educação Infantil (DEI) realizou a troca da marca da carne utilizada nos CEIs. Após a mudança, as diretoras receberam uma avaliação e descreveram a qualidade da nova marca. Além disso, a fornecedora responsável pela nova marca também forneceu um laudo técnico, garantindo que não há problemas com a carne.
Em relação à quantidade de professores em sala de aula, a Associação segue trabalhando para manter o quadro completo, seguindo as determinações exigidas por lei. Para tanto, tem realizado entrevistas com novas candidatas constantemente, em busca de atender todas as necessidades dos seus CEIs.
A Direção da Afasc reforça que permanece empenhada em garantir, dia após dia, o melhor atendimento a todas as aproximadamente seis mil crianças atendidas em seus 40 Centros de Educação Infantil.
A Direção
Leia mais sobre:
afasc,
vereador,
ceis.
Ato histórico
Temporário
Possível cassação
Restrições
Avenida Centenário
No Executivo
Possível cassação
Avenida Centenário