Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 08/07/2025 às 15:08A Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo aprovou o projeto de lei, que autoriza o município a conceder auxílio-moradia e alimentação aos médicos bolsistas do programa Médicos pelo Brasil do governo federal, que substituiu o Mais Médicos. Com isso, os profissionais passam a receber uma ajuda de custo de R$2,5 mil mensais. A pauta entrou como um requerimento de urgência na sessão ordinária dessa segunda-feira, dia 7.
A justificativa do Executivo, autor da proposta, é de que os profissionais são oriundos de diferentes localidades, e muitas vezes, precisam se deslocar e se instalar no município, “arcando com custos próprios de moradia, alimentação, transporte e manutenção. Embora o Ministério da Saúde repasse bolsa-formação a esses médicos, os valores federais nem sempre são suficientes para cobrir os encargos adicionais relacionados à permanência e atuação nos municípios”, afirmou.
Durante a discussão do PL, vereadores da oposição criticaram o fato de que o texto não traz um estudo de impacto orçamentário, nem especifica quantos médicos receberiam os auxílios. As atividades dos médicos do programa estão previstas para iniciar nesta quinta-feira, dia 10.
Leia mais sobre:
politica,
medicos,
programa federal.
Em Brasília
Vai para sanção
Votação na Alesc
Vai para sanção
Votação na Alesc