Previsão de chuva intensa nesta quinta-feira em Criciúma e região
Aviso também recai para outras cinco regiões do Estado
Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
4 min de leitura

A Defesa Civil emitiu na manhã desta quarta-feira, dia 29, um comunicado alertando para risco de tempestade nesta quinta na região de Criciúma e em outros cinco pontos do Estado: Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Segundo o aviso, a previsão é que chova um total de 50 a 80 milímetros, em média, com pontuais de 100 a 150 mm. Além do mais, a previsão também alerta para temporais localizados com granizo em todas as regiões de Santa Catarina.
Para se ter uma ideia do que isso significa, estima-se que na última sexta-feira tenha chovido cerca de 250 mm em alguns pontos da região.
Em Laguna, a prefeitura anunciou nesta manhã a suspensão das aulas em escolas municipais nesta quinta e sexta-feira. A medida deve se estender ainda para escolas estaduais e particulares. “Por recomendação da Defesa Civil, a Secretaria de Educação comunica que devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, as aulas da rede pública municipal estão suspensas nos dias 30 e 31 de maio. O mesmo está sendo recomendado para a rede estadual e privada”, diz o comunicado.
Confira o aviso:
AVISO METEOROLÓGICO - EPAGRI/CIRAM
Chuva intensa e volumosa. Risco de temporais isolados
Início: 30/05/2019 às 00:00 h
Fim: 01/06/2019 às 23:59 h
Região: Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Previsão: chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, com acumulados elevados.
Previsão de acumulados:
Na quinta (30/05), total diário de 50 mm a 80 mm, em média, com pontuais de 100 mm a 150 mm. Condição de temporais localizados com granizo em todas as regiões de SC.
A sexta-feira (31/05) e o sábado (01/06) permanecem com chuva sobretudo nas regiões Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, acumulando totais em torno de 40 mm a 70 mm em 48 horas.
Sistema: correntes de jato (convergência de ventos fortes em altos e baixos níveis da atmosfera) sobre o sul do Brasil e cavado (área alongada de baixa pressão) em SC mantendo o elevado aporte de umidade do ar.
Clóvis Corrêa e Marilene de Lima – Meteorologistas (Epagri/Ciram)
_________________
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC
Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!
Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.
Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Gerência de Alerta
Diretoria de Monitoramento e Gestão de Desastres
Secretaria de Estado da Defesa Civil







