No Vaticano

De Forquilhinha, Dom Leonardo Steiner é empossado como cardeal pelo Papa Francisco

Ele será o segundo cardeal com origem na Diocese de Criciúma

Por Lucas Renan Domingos -

Em 28/08/2022 às 17:53
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Arquidiocese de Manaus

O Papa Francisco nomeou nesse sábado, dia 27, o arcebispo de Manaus (AM), Dom Leonardo Steiner como o primeiro cardeal da Amazônia. Steiner é natural de Forquilhinha (SC). A posse aconteceu na Basílica de São Pedro, durante o Consistório Público para a criação de 20 cardeais. Além do catarinense, Dom Paulo Cezar Costa, arcebisto de Brasília (DF), passou a fazer parte do grupo de assessores do Santo Padre.

“Para todos nós que somos de Santa Catarina e da região da Amazônia é uma honra fazer parte deste grupo que assessora o Santo Padre quanto o seu ministério como Bispo de Roma é sempre uma responsabilidade. Agradeço a confiança que ele depositou na minha pessoa”, declarou Steiner.

Veja abaixo o momento em que Dom Leonardo Steiner é nomeado cardeal:

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O forquilhinhense será o segundo cardeal da sua cidade natal e com origem na Diocese de Criciúma. “Agora somos dois cardeais de Forquilhinha. Já tivemos Dom Paulo Evaristo Arns, já falecido, e agora eu. Somos da mesma família. Para a nossa localidade isso é uma alegria e que possamos também agradecer a Deus. Pedimos a Deus a graça da fidelidade para sermos fiéis ao Evangelho e fiéis a igreja”, declarou.

A nomeação de Steiner como primeiro cardeal da Amazônia demonstra a preocupação do Papa Francisco com o meio ambiente, acredita o catarinense. “A minha nomeação para a região da Amazônia como cardeal vem da preocupação do Papa com o meio ambiente. Ele nos enviou uma carta sobre a questão da Amazônia e lá ele coloca quatro sonhos da nossa região e que envolve justamente o meio ambiente e os povos originários. Eu espero poder contribuir para que esses sonhos que são o ecológico, o social, o cultural e o eclesial se concretizem”, completou.

Dom Leonardo já foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo cardeal nasceu em 6 de novembro de 1950, fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 2 de agosto de 1976 e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978. Estudou Filosofia e Teologia nos Franciscanos de Petrópolis; é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Obteve a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.

Leia mais sobre:

Religião,

amazonia,

Papa Francisco,

Cardeal,

Vaticano,

dom leonardo steiner.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Religião