Fé e devoção

Em setembro, festa em homenagem à Nossa Senhora Menina será realizada em Siderópolis

Com quatro dias de programação, festividades ocorrem no bairro Alto Rio Maina

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 09/08/2024 às 15:38
imagem da noticia
Foto: Divulgação

Mais uma edição da festa em homenagem à Nossa Senhora Menina será realizada em Siderópolis em 2024. Com mais de 50 anos de tradição, os fiéis já estão nos preparativos para as festividades que acontecerão na comunidade Alto Rio Maina, onde fica localizado a Capela Nossa Senhora Menina. Toda a programação do evento ocorrerá no início de setembro, entre os dias 5 e 8.

Em todos os anos, as festividades são realizadas no primeiro fim de semana de setembro ou próximo ao dia da Nossa Senhora Menina, comemorado, oficialmente, em 8 de setembro. Conforme a coordenadora da liturgia da comunidade Alto Rio Maina, Marissol Silva Comin, a imagem da padroeira foi trazida para o município pelos imigrantes italianos, sendo realizada a festa desde o início da década de 1960.


Festa acontece desde o início da década de 1960 em Siderópolis. (Foto: Divulgação)

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“Nossa comunidade é muito unida. Em todos os anos, com a ajuda de patrocinadores e voluntários, sempre nos unimos para celebrar essa tradição religiosa e a devoção para Nossa Senhora Menina. Além disso, com a ajuda de todos, também conseguimos arrecadar recursos que ajudam na manutenção da nossa capela”, informou.

Quatro dias de fé e devoção

A programação será desenvolvida, ao todo, em quatro dias, com missas, procissão e também venda de comidas e bebidas. A programação, que será totalmente gratuita, iniciará com o Tríduo em honra à padroeira, que ocorrerá na quinta, sexta e sábado, dias 5, 6 e 7.

“As missas entre quinta e sexta-feira serão realizadas a partir das 19h30. Após a finalização, realizaremos a venda de docinhos, bebidas e roleta de galinha assada. Já no sábado, o Tríduo será realizado a partir das 19 horas, e, posteriormente, será feito um bingo e o tradicional churrasco”, afirmou Marissol.


Imagem da padroeira foi trazida para Santa Catarina pelos imigrantes italianos. (Foto: Divulgação)

Diferente dos três primeiros dias, o último dia da programação iniciará no período da manhã, com a realização da procissão a partir das 9h30 no domingo. Conforme a coordenadora da liturgia, a ação terá a presença de grupos de gipeiros, motoqueiros e de máquinas agrícolas. A caminhada iniciará no bairro Santa Luzia em direção à Capela Nossa Senhora Menina.

“Com a chegada dos fiéis, o padre benzerá os veículos e, em seguida, teremos a realização da missa a partir das 10h30. Após a missa ser finalizada, realizaremos um almoço e, novamente, um bingo. Além disso, às 14h30 do domingo também teremos o sorteio de uma rifa de quatro prêmios. Todos os recursos arrecadados serão utilizados para manutenção da capela de nossa comunidade”, explicou Marissol da Silva Comin.

Confira abaixo a programação completa:

Leia mais sobre:

siderópolis,

Religião,

Nossa Senhora Menina.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Religião