Religião

Santuário localizado em Içara se torna a primeira Basílica Menor de Santa Catarina

Reconhecido pelo Vaticano no dia 17 de abril, anúncio chegou nesta semana

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 20/05/2024 às 19:28
imagem da noticia
Foto: Tiago Clezar

O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, localizado no município de Içara, se tornou a primeira Basílica Menor do Estado de Santa Catarina, sendo a 6ª no sul do país e a 80ª em território nacional. Reconhecido pelo Vaticano no dia 17 de abril, o anúncio do título chegou nesta semana e foi divulgado oficialmente em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, dia 20. O momento solene de anúncio aos fiéis será feito no dia 14 de setembro, em uma Santa Missa de celebração da dedicação da Basílica Menor, com a leitura do decreto.

A Igreja Católica reconhece dois tipos de Basílicas: as maiores, que são apenas quatro e estão no Vaticano. E as menores, que estão espalhadas pelo mundo. O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Urussanga, Giliard Cesconetto Gava, explicou que esse novo título intensificará o vínculo particular com a Igreja de Roma e diretamente com o Santo Padre, o Papa. "É um incentivo a promover a sua exemplaridade como o verdadeiro centro de ação litúrgica e pastoral na Diocese", afirmou.

Para receber o reconhecimento, o Santuário precisou atender uma série de critérios. Um relatório de mais de 100 páginas foi encaminhado ao Vaticano elencando cada um, que incluiu, por exemplo, a apresentação de cada uma das expressões religiosas em torno do complexo, desde imagens, vitrais e objetos litúrgicos. Sobre essas condições, além das que foram atendidas, o Santuário ainda precisa desenvolver algumas atividades, iniciando pela declaração pública, que é a Santa Missa, marcada para setembro. O bispo, Dom Jacinto Inacio Flach, comentou que existe uma razão para a data escolhida - 14 de setembro - por ser o Dia da Exaltação da Santa Cruz.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

"Vendo essa notícia boa, nós pensamos, refletimos e veio na mente rapidamente. Tudo começou aqui com uma cruz. Que ainda está por aí, essa cruz vamos valorizar, alguns lembram de uma cruz aqui [no Santuário] quando não tinha nada. Aqui seria o lugar da misericórdia, o hospital de Deus, farmácia de Deus, então a cruz seria o grande símbolo, o grande sinal", relembrou.

Indulgência plenária

A elevação para Santuário Basílica Menor também dá a possibilidade de datas fixas ao longo do ano para conceder a indulgência plenária. "Nós teremos algumas datas ao longo do ano, que todas as pessoas que naquele dia, correrem aqui, participarem da Santa Missa e fizerem alguns passos, obterão a indulgência plenamente", disse o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Urussanga, Giliard Cesconetto Gava.

Dom Jacinto explicou que a Igreja tem uma maneira de vez em quando de realizar a indulgência plenária, e agora haverá várias oportunidades de fazer isto no Santuário Basílica de não apenas 'confessar', mas fazer a 'limpeza' total das marcas que restaram dos pecados.

Para o reitor, padre Antônio Vander, a dimensão do Santuário não pode ser compreendida somente no seu ambiente territorial, mas no espaço que ocupa no coração das pessoas. Sendo assim, ele lembrou da ajuda de todos os peregrinos para a construção do espaço. "Eu não posso deixar de registrar as pessoas mais simples, aquelas que às vezes com uma moedinha ajudou esse santuário a chegar onde chegou. De quem muito ajudou, porque teve a graça de ter muito, mas de quem pouquíssimo ajudou, que fez com o coração", pontuou. Uma programação diferenciada está sendo organizada para acontecer até a data da Santa Missa, onde será feito o anúncio aos fiéis. 

Leia mais sobre:

içara,

Santa Catarina,

Santuário,

Basílica Menor.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Religião