Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 31/05/2025 às 21:03Após duas semanas de intensa devoção, oração e celebração, chegou ao fim, a 74ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora do Caravaggio, em Nova Veneza. O evento religioso, que ocorreu de 16 a 30 de maio, reuniu cerca de 50 mil romeiros, vindos de diversas regiões, consolidando-se como uma das maiores manifestações de fé do Sul de Santa Catarina.
Durante os dias, foram realizadas 25 missas, 10 santos terços e 71,5 quilômetros percorridos em procissão, marcando o caminho dos devotos que expressaram sua fé com orações, cantos e peregrinações. Ao todo, foram distribuídas 17.500 hóstias em comunhões, símbolo da intensa participação nas celebrações eucarísticas.
A grandiosidade da festa também se refletiu na mobilização da comunidade: 910 voluntários atuaram em diferentes frentes, desde a liturgia até a organização dos espaços físicos. Para o reitor do Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, padre Joel Sávio, a dedicação dessas pessoas é um dos pilares do evento.
“Os números são importantes, pois manifestam a proporção que a festa tomou. Já não é mais apenas um dia, mas vários dias com inúmeros visitantes e devotos de Nossa Senhora. Além disso, destaco o grande número de voluntários que fazem a festa acontecer: daquele que ajuda na cozinha, na limpeza, nos caixas, nos pátios e, principalmente, na igreja, na liturgia, no canto, no acolhimento. Essa é a marca de Caravaggio: se realizamos uma grande festa, é porque tem muitas pessoas de boa vontade para ajudar”, afirmou.
A Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora do Caravaggio, mais do que um evento religioso, se firmou como um momento de união, fé e solidariedade. Além disso, em 2026 a ação acontece de 22 a 31 de maio.
Leia mais sobre:
Nova Veneza,
nossa senhora do caravaggio,
Religião.
Sabor e devoção
Pastoral Presbiteral
Vaticano
Diocese de Criciúma
Fevereiro de 2026
Sabor e devoção