Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidade
Araranguá

Samae confere se moradores notificados já providenciaram ajustes nas ligações da rede de esgoto

A ação é intensificada entre segunda e sexta-feira

Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br

2 min de leitura

Compartilhar:
Samae confere se moradores notificados já providenciaram ajustes nas ligações da rede de esgoto
Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa

O Samae segue realizando e visitando residências para verificar se o esgoto sanitário está conectado corretamente à rede coletora e se a água das calhas está ligada à rede de drenagem pluvial. A ação é intensificada entre segunda e sexta-feira, sempre no turno da manhã. Na sexta-feira, dia 2, a fiscalização acontece na Rua Guanabara, Bairro Vila São José em Araranguá.

De acordo com o fiscal João Aires Feck Júnior, todos os domicílios – cerca de 40% da área urbana da cidade – onde existe disponibilidade de tratamento de esgoto já foram vistoriados: “Estamos repassando estes endereços. Primeiro orientamos os moradores. Depois conferimos se as adequações recomendadas foram providenciadas. Estimo que 211 unidades ainda careçam de ajustes”.

A intenção da fiscalização feita pelo Samae é orientar a população, pois a água da chuva não pode estar ligada na rede de esgoto, porque provoca sobrecarga e extravasamento na rede, podendo aumentar os custos de tratamento de esgoto. O esgoto sanitário também não pode estar ligado na rede de drenagem pluvial”.

Publicidade

As vistorias são realizadas desde maio do ano passado por profissionais do Samae, que atuam identificados com uniforme e crachá, além de utilizarem veículo adesivado com a logomarca da autarquia”. Para executar este serviço é necessário que os vistoriadores entrem nas residências, com a permissão do munícipe para verificarem os pontos geradores de efluentes como: ralos de pias, caixas de gordura e vasos sanitários.

O Samae reitera que os ralos das pias, chuveiros, lavanderia e o vaso sanitário devem estar ligados à rede coletora de esgoto, assim os resíduos seguem para a estação de tratamento de esgoto e a água resultante é devolvida limpa para a natureza. Já a água das calhas e piscinas devem estar ligadas à rede de drenagem pluvial (água da chuva), e vai direto para os corpos d’água (rios, riachos e córregos), evitando enchente e preservando o meio ambiente. Em caso de dúvidas, o munícipe pode entrar em contato com o Samae pelo telefone 3524-0837.

Colaboração: João Carlos Silva / Comunicação

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirApós ser chamada para atender grávida, equipe do Samu auxilia parto em Morro da Fumaça