Efeitos do clima

Chuva intensa provoca alagamentos e inundações em Santa Catarina

Joinville teve ruas alagadas e registrou cerca de 120 milímetros nas últimas 12 horas

Por Redação Engeplus

Em 07/12/2024 às 14:17
imagem da noticia
Foto: Coredec/Joinville

Santa Catarina enfrenta episódios de chuva intensa neste sábado, dia 7, com registro de alagamentos, enxurradas e inundações. Nas primeiras horas da manhã, o município de Bom Retiro registrou danos significativos com 50 residências afetadas e cerca de 200 pessoas impactadas, mas sem registro de vítimas. Joinville também teve ocorrências de alagamentos nos bairros, registrando 120 milímetros de chuva nas últimas 12 horas. 

Outros municípios do estado, como Xanxerê e Dionísio Cerqueira também enfrentaram alagamentos pontuais. A instabilidade meteorológica, que vem atingindo o Estado, é provocada por uma frente fria ‘semi-estacionária’, que manterá a previsão de chuva intensa até a próxima segunda-feira, dia 9, com riscos elevados para deslizamentos e alagamentos. 

Conforme informações da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Estadual, os acumulados de chuva variam entre 200 e 250 milímetros nas regiões mais afetadas de Santa Catarina, como Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Os riscos são altos para deslizamentos e inundações. Já no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, os volumes esperados são menores, entre 60 e 80 milímetros, com picos pontuais de até 100 milímetros. Nessas regiões, o risco é moderado para alagamentos e deslizamentos. 

Previsão para os próximos dias 

As chuvas devem continuar ao longo deste sábado com períodos de maior intensidade. Apenas na próxima terça-feira, dia 10, é esperado um alívio nas condições climáticas com a dissipação gradual do sistema frontal. Devido esta instabilidade, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta à população para que evite áreas alagadas, encostas e locais próximos aos rios. 

Além disso, qualquer sinal de trincas no solo ou nas paredes e inclinação de árvores e rachaduras, as autoridades locais devem ser, imediatamente, comunicadas. Em caso de emergência, a população pode acionar o 199 (Defesa Civil) ou o 193 (Corpo de Bombeiros). As pessoas também podem ter atualizações em tempo real pelos canais oficinais da Defesa Civil.

Colaboração: Grasiele Aguiar/Assessoria de Imprensa 

Fotos: Coredec/Xanxerê

Leia mais sobre:

clima,

Santa Catarina,

Chuva intensa.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Santa Catarina