São João é o 11º município a receber o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico
Evento ocorreu na Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira

As equipes da Unesc e do Sebrae/SC estiveram em São João do Sul na noite desta quinta-feira, dia 2, para planejar o futuro juntamente com a Administração Municipal, lideranças locais e comunidade em geral. O encontro, que marcou o Lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico do município ocorreu na Câmara de Vereadores. No Plenário Laerte Pedro Magnus, que estava lotado, a comunidade montou um cenário composto pelos principais produtos da agricultura local, como arroz, moranguinho, milho, maracujá, mandioca, banana, entre outros.
A cidade que fica no Extremo Sul Catarinense conta com mais de 7,3 mil habitantes e iniciou o planejamento para os próximos dez anos. “Achamos importante essa ferramenta como planejamento dos municípios e buscamos a expertise da Unesc para isso. Sabemos que para a vida também tem que haver planejamento e na cidade não é diferente. Convidamos todos para agora participarem da segunda etapa que é o workshop. É importante a presença de todos”, convocou o prefeito Moacir Francisco Teixeira.
Assim como ocorre em todos os municípios, o detalhamento do planejamento proposto pela Unesc foi destacado pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, bem como a importância da atividade. De início ela convocou os participantes a fazerem uma reflexão.
“O que é planejar? Significa prever o futuro. E quando fizemos isso, começamos a trazer o futuro para o nosso presente. Onde você quer estar em 2033? Planejar o futuro é pensar também como desenvolver essa cidade e desenvolver cidade é envolver e engajar todos os participantes, todos em um mesmo propósito. Estamos vivendo o melhor momento em que convocamos os gestores a repensar o futuro das cidades e a universidade comunitária está aqui para apoiar o desenvolvimento de cada uma. Entendemos que a metodologia utilizada valoriza a participação popular e vamos levar o que há de melhor. Em novembro voltaremos aqui para entregar o projeto concluído com as pessoas”, adiantou.
A coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Melissa Watanabe e o professor Thiago Fabris fizeram a apresentação da metodologia de elaboração do trabalho. “O plano de desenvolvimento não é feito no laboratório. A presença da população para entender o processo transparente que é feito é fundamental para o engajamento das outras etapas que são os workshops. Estarem aqui é valorizar o município, é valorizar o pensar o município para o futuro”, comentou Melissa.
Novo olhar
Para o presidente da Amesc, Roberto Biava, a região está tendo um novo rumo com o trabalho desenvolvido. “Nossa região está caminhando para um novo olhar e de muito desenvolvimento. É um trajeto de sucesso. Queremos fazer novas parcerias e ver a nossa região cada vez mais desenvolvida. Acredito que depois desse projeto as pessoas vão acreditar cada vez mais nas muitas potencialidades que temos na nossa região”, sublinhou.
A partir do Lançamento oficial do Plano, a Unesc abre também a Consulta Pública para participação da comunidade. O próximo passo do Plano de Desenvolvimento será o Workshop do Município marcado para o dia 07 de junho, às 14h.
Estiveram presentes o vice-prefeito, Edson Pereira, a presidente do Legislativo, Cristiani Lima Scandolara da Silva, o secretário de planejamento e coordenador local do Plano, Diego de Melo Her, e o presidente da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag), Patrique Alencar. O aluno da Escola Municipal Caetano Lummertz, Carlos Henrique também participou do evento.
O plano de desenvolvimento socioeconômico é conduzido pela Unesc, em parceria com o Sebrae/SC, a Amesc e com o Governo Municipal.
Participação
Já participaram do lançamento do plano, as cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio, Balneário Gaivota, Timbé do Sul, Meleiro, Morro Grande, Turvo, Jacinto Machado e Santa Rosa do Sul. Muitos deles já fizeram, inclusive o Workshop que faz parte das ações dessa importante ação que tem o objetivo de olhar o futuro visando estratégias de crescimento.
Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:
1º - Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.
2º - Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que pode apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;
3º - Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;
4º - Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.
Colaboração: Daniela Savi/Agecom/Unesc





