Por Redação Engeplus - jornalismo@engeplus.com.br
Em 17/03/2016 às 15:38Colaboradores do centro cirúrgico do Hospital Unimed Criciúma tiveram um dia diferente de conscientização quanto à segurança no trabalho, nessa quarta-feira. Durante todo o dia enfermeiras, técnicas em enfermagem e médicos participaram da apresentação do documentário Inspirado em gente que faz, filme que apresenta depoimentos de alguns integrantes do centro cirúrgico do hospital falando sobre a segurança no dia a dia do seu trabalho.
O material é resultado de um trabalho de vistoria, realizado pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que durante 30 dias trabalhou intensamente a disseminação da segurança dentro do centro cirúrgico.
“Estamos comemorando o resultado desse trabalho”, afirma a técnica em segurança do Hospital Unimed, Elaine Gaspar. Segundo ela, esse setor era responsável pelo maior registro de acidentes dentro da instituição. “Em fevereiro o número de acidentes foi zero. É um resultado superpositivo”, destaca ela. Segundo a técnica de Segurança já existe o projeto de ampliar esse programa levando-o a outros setores do Hospital tais como o Pronto Atendimento, UTI e internação.
A técnica em segurança, Ana Carla Rodrigues, explica que o documentário foi idealizado justamente para agradecer os colaboradores que participaram do programa de vistoria. “Essa foi a forma que encontramos de agradecer e mostrar o reconhecimento aos colaboradores que participaram da disseminação da segurança no trabalho”, afirma.
Para a técnica em enfermagem, Silvana Vergílio Jacinto, o trabalho de vistoria foi de fundamental importância. “Muitas vezes a gente faz errado e nem percebe que está fazendo. Com esse trabalho que elas fizeram a gente se acostumou a ficar se policiando”, declara. Para ela o documentário foi uma proposta muito bem aceita pelos colaboradores. “O vídeo é uma maneira lúdica de passar a informação. E o que o deixou mais interessante foi que as informações vieram da própria equipe de trabalhadores do Hospital”.
O diretor técnico médico do Hospital Unimed, Dr. Jair Cardoso, destaca que apesar do Hospital não apresentar um número alto de acidentes, o trabalho de conscientização é de extrema importância para reduzir os números. “O hospital é um local onde se encontra muitas patologias e a reeducação e insistência em redobrar os cuidados mostra a necessidade de realizar esse trabalho de uma maneira contínua para levar esse número a zero”, conclui.
Inspirado em gente que faz
O Documentário tem a duração de 11 minutos e foi idealizado pela técnica em segurança do trabalho Ana Carla Rodrigues, a jovem aprendiz de segurança do trabalho Letícia Costa e Camila Mazzuco, colaboradora da Hotelaria Hospitalar. O vídeo traz depoimentos de enfermeiras, técnicas em enfermagem e médicos falando sobre realizações, vivências e encantamentos de suas profissões, mas especialmente, a importância dos cuidados no ambiente de trabalho para garantir a segurança não apenas individual, como da equipe e dos familiares, que também podem ser afetados.
( Colaboração: Tati Lemos / Novo Texto Comunicação )
Leia mais sobre:
Circuito PET.
Gravidez precoce
Pode ser fatal
Corpo e mente
Imunização
Diagnóstico precoce
Prevenção
Pode ser fatal
Corpo e mente
Diagnóstico precoce