Por Rafaela Custódio -
Em 22/08/2023 às 13:34Criciúma registrou 1.063 novos casos de sífilis em adultos, 139 casos em gestantes e 17 congênitas em 2022. Já neste ano, o número também tem aumentado e preocupado o Programa de Atenção Municipal às DST/HIV/AIDS (Phamda).
“O número cresceu exageradamente nos últimos anos. A prevenção é o uso de preservativos nas relações sexuais. É uma doença difícil de perceber e possui três estágios”, explica a enfermeira Patricia Rodrigues Oenning, coordenadora do Phamda.
O teste rápido para sífilis é prático, de fácil execução e é ofertado gratuitamente nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado sai em, no máximo, 30 minutos. O principal tratamento é feito com penicilina, também disponível no SUS com prescrição médica e com orientação do profissional da saúde.
Existem duas formas principais de denominar a sífilis:
Sífilis adquirida
Transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo vaginal, anal ou oral sem o uso de preservativo.
Sífilis congênita
A gestante transmite a doença para o bebê durante a gravidez ou no parto. Ela pode se manifestar logo após o nascimento ou depois de dois anos de vida da criança. Durante a gestação, a sífilis pode provocar aborto espontâneo ou parto prematuro. Também pode gerar consequências graves ao bebê, como surdez, cegueira, alterações ósseas, má-formação, deficiência mental, podendo levar até à morte.
Fases sífilis
Na fase primária, entre 10 e 90 dias após o contágio, surgem feridas em diversos locais do corpo. Essa ferida não causa dor, coceira, ardência ou pus e pode estar acompanhada de ínguas (caroços) na virilha. A ferida desaparece sozinha, mesmo que não seja tratada.
Na sífilis secundária, os sinais aparecem entre seis semanas e seis meses após o aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Podem surgir manchas pelo corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Além das manchas, pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. As manchas desaparecem em algumas semanas, mesmo sem tratamento, trazendo falsa impressão de cura.
A sífilis terciária pode surgir entre um e 40 anos após o início da infecção e costuma apresentar lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas.
Dados em Criciúma
2020
Sífilis Congênita 3
Sífilis Gestante 63
Sífilis Adultos 466
2021
Sífilis Congênita 18
Sífilis Gestante 113
Sífilis Adultos 843
2022
Sífilis Congênita 17
Sífilis Gestante 139
Sífilis Adultos 1.063
2023
Sífilis Congênita 15
Sífilis Gestante 51
Sífilis Adultos 274
Colaboração: Informações Ministério da Saúde
Leia mais sobre:
criciuma,
saude,
Sífilis.
Mais de quatro mil
Julho Amarelo
Momento de alerta
Conhecimento
Conscientização
Terceira edição
Momento de alerta
Conhecimento