Por Rafaela Custódio -
Em 22/02/2024 às 12:36Moradores de Criciúma que precisam de uma consulta com médicos especialistas, como otorrino, neurologista e pneumologista terão a possibilidade de evitar filas e tempo de espera por meio de consultas médicas on-line. A experiência começa nesta segunda-feira, dia 26.
“Ao não ter um profissional especialista na região carbonífera, nós temos que buscar onde tem. Abrimos um edital através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIS-AMREC) para buscar esses profissionais no Brasil. Essa empresa faz a busca de especialidades, como algumas que estamos com muita dificuldade, como neuropediatria, por exemplo. Com toda uma estrutura montada no Complexo de Saúde Santo Agostinho, no distrito do Rio Maina, conseguiremos agilizar as filas”, explica o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.
Conforme Casagrande, no Complexo terão duas salas de atendimento para a comunicação com os médicos especialistas de forma on-line. “O paciente estará na sala com um técnico de enfermagem e o médico especialista de forma on-line fará a consulta. O paciente e o profissional terão a oportunidade de conversar, obviamente. O paciente poderá falar tudo que está sentindo. O médico, então, fará a consulta e passará exames, se necessário, por exemplo. O médico dará os encaminhamentos necessário e após a consulta, segue para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro do paciente”, declara.
A empresa contratada pelo consócio fará as buscas por especialistas. “Ao disponibilizar o profissional, ela vai receber por consulta no valor de R$ 90. Então, quanto mais consultas, mais vai receber. Hoje, a maior dificuldade é o otorrino, neurologista, principalmente o pediátrico, o pneumologista também estamos com uma certa dificuldade, e algumas outras que a fila ainda é um pouco alta. O próprio psicólogo, nós já estamos fazendo um chamamento de novas clínicas para credenciamento, já diminuímos bastante a fila”, detalha Casagrande. “Aquilo que nós tivermos dificuldades na região, nós vamos buscar fora, aquilo que tiver na região, a gente aproveita aqui”, acrescenta.
O objetivo é diminuir as filas e atender a população. “Nós estamos trabalhando forte na questão de diminuir as filas, de ter um tempo máximo de espera dessa fila, porque tem pacientes que ficam muito tempo esperando e acaba isso tendo problemas de saúde. Estamos definindo ainda prazos para cada especialidade. O cardiologista na nossa rede, no Sistema Único de Saúde (SUS), ele está tendo uma resposta muito rápida. Então, esse nós não precisamos ir buscar”, comenta.
Criciúma já possui o TeleSaúde, um serviço on-line que disponibiliza atendimentos médicos, resultados de exames, troca de receitas e serviço de informação de forma on-line aos moradores cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros atendidos pelo programa.
Leia mais sobre:
criciuma,
saude,
medicina.
Prevenção
Mais de quatro mil
Criciúma
Julho Amarelo
Momento de alerta
Julho Amarelo
Momento de alerta