Reforma e ampliação

Criciúma: nova UPA 24 horas do bairro Boa Vista é inaugurada

Expectativa é realizar entre 5 a 6 mil atendimentos por mês

Por Samuel Borges - samuel.borges@engeplus.com.br

Em 15/06/2024 às 13:51
imagem da noticia
Foto: Samuel Borges/Portal Engeplus

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Dalbí José Sebastiana, do bairro Boa Vista, em Criciúma, foi inaugurada na manhã deste sábado, dia 15. Para atender aos moradores dos bairros São Francisco, Vila Floresta e Boa Vista, foram investidos R$ 650 mil nas obras de reforma e ampliação do espaço, que tem 939,88 metros quadrados de área construída.

A expectativa do secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, é de que sejam realizados entre 5 e 6 mil atendimentos por mês na nova estrutura. “Teremos cerca de 40 profissionais atuando aqui, entre médico, enfermeiro, técnico, enfermagem, toda uma equipe qualificada para suprir a demanda da comunidade e atendimento de urgência, emergência médica e de enfermagem, com classificação de risco”, relatou o gestor.

Serviços

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A nova UPA, que é integrada à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, será gerenciada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).


Nova UPA do bairro Boa Vista foi inaugurada neste sábado (Foto: Samuel Borges/Portal Engeplus)

A UPA conta com os seguintes serviços: classificação de risco, atendimentos médicos e de enfermagem, testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites), Covid-19 e dengue. Além disso, a UPA fornecerá retaguarda para os atendimentos de urgência das UBSs, realizando consultas médicas em regime de pronto atendimento. 

Essa é a terceira UPA 24 horas de Criciúma, estando as outras duas localizadas nas regiões da Próspera e do Rio Maina. “As duas UPAs da cidade estavam sobrecarregadas com mais de 25 mil atendimentos, então decidimos manter aqui o 24 horas, mas agora como UPA, para dividir melhor essa demanda e aliviar as outras UPAs, principalmente a da região do Rio Maina”, afirmou o secretário.

A UBS, entretanto, continua sob administração da prefeitura, e funcionará das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. A UBS ofertará consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, salas de vacinação, farmácia para dispensação de medicamentos e serviços de educação em saúde.

“Sempre coloco a prefeitura como uma extensão da própria universidade. Era uma demanda antiga da comunidade, e para virar essa chave e conseguir tornar realidade foi preciso primeiro recurso, ter condições financeiras, e segundo, buscar um parceiro importante, que é a Unesc”, disse o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Salvaro aproveitou a oportunidade para pedir que a população compareça nas consultas e exames agendados. “Hoje nós estamos com quase 50 mil pessoas por ano que marcam e não vão. Se as pessoas marcassem e fossem, em três meses resolveríamos qualquer tipo de fila de espera”, estimou o prefeito.

Durante a solenidade de inauguração, foi realizada, ainda, a assinatura de uma ordem de serviço para a construção de uma sala de raio-X, com recursos viabilizados pela deputada federal Júlia Zanatta.


Estrutura tem 939,88 metros quadrados (Foto: Samuel Borges/Portal Engeplus)

Dalbí José Sebastiana

O nome da UPA homenageia Dalbí José Sebastiana. Nascido em Criciúma no dia 21 de março de 1950, ele iniciou suas atividades na cidade como mineiro. Aos 19 anos se casou com Sara Maria de Oliveira Sebastiana. Juntos, construíram sua família e estabeleceram moradia no bairro Boa Vista. 

Dalbí foi vereador de Criciúma em 2004 e participou ativamente de eventos que contribuíram para desenvolvimento das comunidades. Após enfrentar uma cardiopatia, Ele faleceu em 2014, deixando um legado nos bairros Boa Vista e São Francisco.

Leia mais sobre:

saude,

boa vista,

UPA 24 horas.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde