Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 25/01/2024 às 21:09O Mirante Realdo Santos Guglielmi, localizado no topo do Morro Cechinel, em Criciúma, projetado para proporcionar uma vista de 360º do município, ganhou uma missão: levar às pessoas mensagens de prevenção e conscientização sobre saúde. Todos os meses a estrutura terá cores refletidas nela, iniciando pelo roxo, que tem como significado a importância da prevenção e diagnóstico precoce da hanseníase e da tuberculose. Somente em Criciúma são 200 pacientes cadastrados e 12 mil atendimentos por ano relacionados a estas doenças.
Paulo Sérgio Hilário foi diagnosticado com hanseníase neural em 2012. Mas, descobrir o que ele tinha não foi uma tarefa fácil. Depois de sentir muitas dores e visitar mais de um médico é que foi possível chegar ao resultado. Hilário foi encaminhado para o programa do município de Criciúma e depois de um ano estava curado, restando sequelas. “A prevenção garante que as pessoas possam se curar”, disse.
Momento em que o mirante fica na cor roxa (Vídeo: Jessica Rosso Crepaldi)
Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, o mirante terá o propósito de chamar a atenção e fazer com que as pessoas fiquem curiosas e se questionem do porquê o mirante está roxo, amarelo, vermelho, ou outra cor que faça parte da campanha ‘Saúde em Cores’, lançada nesta quinta-feira, dia 25. A iniciativa vai além de tratar de uma prevenção. Com base em dados, ela alerta para doenças que são mais comuns e que mais causam a morte de criciumenses.
Prefeito Clésio Salvaro no lançamento da campanha 'Saúde em Cores' (Foto: Jessica Rosso Crepaldi)
São mais de 70 mil pessoas atendidas mensalmente por médicos em Criciúma
Criciúma tem mais de 70 mil pessoas sendo atendidas por médicos mensalmente. Sendo assim, mobilizar e sensibilizar as pessoas é o grande objetivo da campanha. “As premissas da saúde são promover prevenção, promoção e tratamento. Se fala muito na saúde muitas vezes somente em tratar. Nós não queremos trabalhar somente o tratar, queremos trabalhar a prevenção, e através das cores fazer com que as pessoas se conscientizem que é melhor prevenir do que tratar. Tratar sim, mas se possível evitar a doença”, comentou o secretário de Saúde Acélio Casagrande.
Casagrande explica que o desafio está em mudar essa cultura do tratar para o prevenir. “Pessoas que querem estar mensalmente na frente de um médico buscando a cura ao invés de se preocupar de estar sentado no sofá, de não estar fazendo uma atividade física, ou fazendo uma boa alimentação, poderiam estar tendo uma qualidade de vida melhor do que estar buscando atendimento médico, buscando por remédios que muitas vezes viciam e trazem consequência de vida às pessoas”, pontuou.
Secretário de Saúde Acélio Casagrande no lançamento da campanha 'Saúde em Cores'
Confira as cores e doenças que a campanha irá abranger:
Fevereiro Laranja
A cor conscientiza sobre a importância de medidas preventivas das doenças respiratórias. São 2.700 pacientes cadastrados com alguma doença respiratória no município e foram 8.700 atendimentos em 2023.
Março Verde
A cor trata da prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce de neoplasias e dos fatores de risco. São 320 pacientes sendo acompanhados por mês e 3.800 atendimentos por ano.
Abril Azul e Vermelho
Simboliza a prevenção e conscientização sobre a hipertensão arterial e diabetes. Os dados mostram que em 2023 foram 100 mil atendimentos no município. Por mês são atendidos 10.846 diabéticos e 27.005 hipertensos.
Maio Laranja
Prevenção e conscientização sobre violências. Criciúma teve 1.189 mil atendimentos em 2023. São 99 atendimentos por mês.
Junho Vermelho
Conscientização sobre a importância da doação de sangue. Em 2023, foram 135.166 mil doações em Criciúma.
Julho Amarelo
Prevenção e conscientização sobre hepatites virais. São 100 pacientes atendidos por mês no município. Foram realizados 37 mil testes rápidos de hepatite B e C em 2023.
Agosto Dourado
Conscientização sobre a importância da amamentação. Apenas 50% das crianças menores de 6 meses estão em amamentação exclusiva.
Setembro Amarelo
Conscientização e prevenção ao suicídio e cuidado da saúde mental. São 8 mil pacientes por mês.
Outubro Rosa
Conscientização sobre a importância da saúde integral da mulher com ênfase na prevenção do câncer de mama. O município tem 87.103 mulheres cadastradas. São 32 mil atendimentos por ano.
Novembro Azul
Conscientização sobre a importância da saúde integral do homem com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Criciúma possui 77.865 pacientes cadastrados. São 12 mil atendimentos por ano.
Dezembro Vermelho
Conscientização e prevenção da aids (HIV) e infecções sexualmente transmissíveis. São 2.690 atendimentos por mês. Em 2023 o Programa de Atenção Municipal às IST/HIV/Aids (PAMDHA) teve 32.727 atendimentos.
Leia mais sobre:
criciuma,
saude,
cores.
Fiscalização