Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 02/02/2024 às 14:55Em Criciúma, no topo do Morro Cechinel, o Mirante Realdo Santos Guglielmi reflete uma nova cor. A mensagem trazida pela estrutura é o Fevereiro Laranja: a cor que conscientiza sobre a importância de medidas preventivas das doenças respiratórias. A ação faz parte da campanha Saúde em Cores do Governo Municipal.
O município possui atualmente 2.700 pacientes cadastrados com alguma doença respiratória. Foram 8.700 atendimentos registrados em 2023. Entre os casos que mais chamaram a atenção está o de Mário Sérgio de 70 anos. Ele é ex-fumante e teve uma infecção nos pulmões. Na época em que a pandemia de Covid-19 surgiu no Brasil, ele se preocupou em tomar todos os cuidados necessários, mas acabou se contaminando com o vírus e foi parar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Foram 39 dias entubado e 46 dias na UTI. No total foram 80 dias de internação. “Me salvei por um triz. Fiquei quase totalmente aleijado, relembrou.
Em dezembro de 2020, ele começou a participar do Centro Pós Covid, inaugurado no Rio Maina, em Criciúma. “Comecei a fisioterapia três vezes por semana, foi a minha salvação. Estou fazendo até hoje na Unesc com o Dr. Luiz e equipe, tenho muito que agradecer ao secretário Acélio Casagrande pelo projeto do Pós Covid. Hoje já faço quase tudo”, pontuou. Sérgio é fotógrafo aposentado e presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Augusta (Ambasa).
(Mirante reflete a cor do Fevereiro Laranja - Foto: Divulgação Decom)
Conforme a gerente de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Secretaria Municipal de Saúde, Daiane Mendes de Assis Réus, ações educativas estão previstas para serem realizadas durante o mês de fevereiro em 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Criciúma, como forma de prevenção às doenças respiratórias como a gripe, o sarampo, a meningite, tuberculose, entre outras doenças. Entre as ações estão a distribuição de materiais informativos, palestras educativas em escolas, Clubes de Mães e Grupos de Idosos.
Cores e suas mensagens
Todos os meses a estrutura do mirante terá cores refletidas nela. Em janeiro a cor foi o roxo, que tem como significado a importância da prevenção e diagnóstico precoce da hanseníase e da tuberculose.
Confira as cores dos próximos meses:
Confira as cores e doenças que a campanha irá abranger:
Março Verde
A cor trata da prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce de neoplasias e dos fatores de risco. São 320 pacientes sendo acompanhados por mês e 3.800 atendimentos por ano.
Abril Azul e Vermelho
Simboliza a prevenção e conscientização sobre a hipertensão arterial e diabetes. Os dados mostram que em 2023 foram 100 mil atendimentos no município. Por mês são atendidos 10.846 diabéticos e 27.005 hipertensos.
Maio Laranja
Prevenção e conscientização sobre violências. Criciúma teve 1.189 mil atendimentos em 2023. São 99 atendimentos por mês.
Junho Vermelho
Conscientização sobre a importância da doação de sangue. Em 2023, foram 135.166 mil doações em Criciúma.
Julho Amarelo
Prevenção e conscientização sobre hepatites virais. São 100 pacientes atendidos por mês no município. Foram realizados 37 mil testes rápidos de hepatite B e C em 2023.
Agosto Dourado
Conscientização sobre a importância da amamentação. Apenas 50% das crianças menores de 6 meses estão em amamentação exclusiva.
Setembro Amarelo
Conscientização e prevenção ao suicídio e cuidado da saúde mental. São 8 mil pacientes por mês.
Outubro Rosa
Conscientização sobre a importância da saúde integral da mulher com ênfase na prevenção do câncer de mama. O município tem 87.103 mulheres cadastradas. São 32 mil atendimentos por ano.
Novembro Azul
Conscientização sobre a importância da saúde integral do homem com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Criciúma possui 77.865 pacientes cadastrados. São 12 mil atendimentos por ano.
Dezembro Vermelho
Conscientização e prevenção da aids (HIV) e infecções sexualmente transmissíveis. São 2.690 atendimentos por mês. Em 2023 o Programa de Atenção Municipal às IST/HIV/Aids (PAMDHA) teve 32.727 atendimentos.
Leia mais sobre:
campanha,
mirante,
COR,
Doenças respiratórias,
Saúde em Cores.
Corpo e mente
Imunização
Diagnóstico precoce
Prevenção
Mais de quatro mil
Criciúma
Corpo e mente
Diagnóstico precoce