Saúde

Prefeitura de Criciúma alerta sobre aumento de casos de doenças respiratórias e gastroenterites

Doenças têm se manifestado principalmente em crianças e podem ser evitadas

Por Redação Engeplus

Em 22/05/2024 às 09:34
imagem da noticia
Foto: Arquivo/Decom

Devido aos diversos vírus que normalmente circulam em todo o território nacional nesta época do ano, Criciúma tem registrado aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e gastroenterites em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais. Em abril, mais de 25 mil atendimentos foram registrados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do município. Na maioria dos casos, as doenças se manifestam em crianças e podem ser evitadas com cuidados básicos. Por isso, a Prefeitura de Criciúma alerta a população sobre a importância da vacinação e da prevenção às doenças.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas, com a chegada do inverno, os casos tendem a aumentar, gerando lotação nas UPAs e nos hospitais do município. Grande parte das doenças pode ser evitadas por meio da vacinação. Porém, segundo o secretário, a procura da população ainda é baixa, principalmente, de crianças. “Atualmente, a cobertura vacinal da gripe em Criciúma está em 47%. Precisamos atingir 90% do público-alvo. A prevenção dessas doenças é extremamente importante para manter a saúde individual e coletiva da população”, afirmou.

Os imunizantes, como o da Influenza (gripe), estão disponíveis em todas as UBSs de Criciúma. Além do horário tradicional, das 8 às 17 horas, 11 UBSs do município atendem em horários estendidos, das 7 às 18h30. Aos sábados, a Sala de Vacinação da UBS Boa Vista atende a população das 7 às 16 horas.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Reforço na equipe

Diante do crescimento dos atendimentos, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou a equipe de saúde com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das UPAs 24 horas dos bairros Próspera e Rio Maina. Os profissionais começaram a atender, de maneira emergencial, na última semana. O objetivo é ampliar o acesso ao atendimento para toda a população, em especial, às crianças.

“Tomamos essa iniciativa como estratégia para evitar a falta de atendimento, em específico, para crianças, grupo mais sucessíveis as doenças que aparecem com mais frequência no período de inverno. Desta forma, pretendemos auxiliar a demanda de atendimento do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), bem como as nossas unidades de saúde”, explicou o secretário.

A nova equipe atuará nas UPAs no prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período se necessário.

Cuidados e prevenção

De acordo com o médico e diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Ronald Benedet Barroso, além da vacinação, a população pode tomar alguns cuidados simples para evitar o contágio e transmissão de SRAG e gastroenterites. Segundo o médico, as principais medidas são:

SRAGs:

- Uso constante de álcool em gel nas mãos, principalmente, ao tocar em objetos em lugares públicos.

- Não tocar na boca, nariz e olhos ao encostar em objetos coletivos, sem antes usar álcool em gel e/ou lavar as mãos.

- Limpar o nariz com lenço descartável.

- Ao apresentar sintomas, usar máscara para proteção, principalmente, em ambientes fechados.

- Manter ambientes pequenos e fechados arejados, com janelas abertas.

- Ao tossir, pôr o braço (não a mão) em frente a boca e nariz.

- Procurar atendimento médico caso apresente sintomas gripais.

Gastroenterites:

- Higienizar frutas e verduras depois de compradas.

- Armazenar corretamente os alimentos.

- Cuidado ao ingerir alimentos fora de casa.

- Lavar as mãos após usar o banheiro.

- Beber água filtrada ou fervida.

Colaboração: Eduarda Salazar/Prefeitura de Criciúma

Leia mais sobre:

criciuma,

saude,

casos,

Doenças respiratórias,

gastroenterites.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde