Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 12/12/2024 às 14:02Em Criciúma não há notificações oficiais de rotavírus. Entretanto, a informação de que um surto está ocorrendo é de conhecimento de profissionais e pessoas que frequentaram hospitais nos últimos dias, e inclusive receberam diagnóstico.
De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de um vírus dos principais agentes virais causadores das doenças diarreicas agudas (DDA), e uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos do mundo.
A transmissão pode ocorrer por contato com pessoa, ingestão de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e propagação aérea por aerossóis. Em média, o período de incubação é de dois dias. Já a transmissibilidade acontece de três a quatro dias a partir dos primeiros sintomas.
Ocorrências repentinas de vômitos.
Diarreia com aspecto aquoso, gorduroso e explosivo;
Febre alta.
Em casos mais graves, o rotavírus pode causar: desidratação, febre e morte.
Conforme o Ministério da Saúde, o paciente deve ser tratado por meio da reposição de líquidos e minerais, para prevenir ou corrigir a desidratação, e manejo nutricional adequado. Em resumo, após a avaliação clínica do paciente, o tratamento adequado deve ser estabelecido conforme o Manejo das Doenças Diarreicas Agudas. Em caso de suspeita procure um médico.
Leia mais sobre:
diagnóstico,
saude,
ministério da saúde,
surto,
rotavírus,
agentes virais,
diarreia grave,
causa morte.
Números positivos
Morro da Fumaça
Junho Vermelho
Referência na Amesc
Junho Vermelho