Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br
Em 05/03/2025 às 18:48Uma pesquisa do grupo de psiquiatria translacional da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) está precisando de voluntários em Criciúma. A principal linha de pesquisa do estudo é o Transtorno Bipolar, desenvolvido por estudantes da iniciação científica, mestrado e doutorado do laboratório de psiquiatria.
Podem participar da pesquisa, iniciada no primeiro semestre de 2024, homens ou mulheres que tenham diagnóstico de Transtorno Bipolar com idade entre 18 e 65 anos. Segundo a psicóloga e mestranda do grupo, Thiani Damineli, o estudo também exige que dados sejam comparados com pessoas que não são acometidas pelo transtorno.
“Por conta disso, também estamos recrutando pessoas voluntárias que não possuem nenhum transtorno psiquiátrico ou doença neurológica com a mesma faixa etária. Ao todo, precisamos de uma média de 100 voluntários para este projeto. Até o momento, 35 pessoas já foram adicionadas ao estudo”, informou.
Próximos passos
Atualmente, a pesquisa está na fase de recrutamento de participantes e coleta de dados, que terá duração até o primeiro semestre de 2026. Paralelamente serão desenvolvidas etapas de análises de amostras coletadas e análises de dados em geral. Posteriormente, as descobertas serão publicadas em revistas científicas.
“O transtorno bipolar é um transtorno incapacitante que se caracteriza por episódios alternados de humor e que afetam 2% a 3% da população mundial. Atualmente, os mecanismos neurobiológicos e fisiopatológicos que estão envolvidos no transtorno bipolar não estão totalmente compreendidos. A pesquisa pretende melhor compreender e aprofundar os conhecimentos sobre esse transtorno, assim como melhor compreender as alterações a nível celular e comportamental destes pacientes”, pontuou a psicóloga.
Para participar, os voluntários podem entrar em contato no WhatsApp pelo número (48) 3431-2643 ou pelo e-mail tbipolar@unesc.net.
Leia mais sobre:
criciuma,
Unesc,
saude,
transtorno bipolar.
Sinais de alerta
Inovação na saúde
Padrões globais
Diabetes tipo 1
Saúde em risco
Inovação na saúde
Padrões globais
Diabetes tipo 1