Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 13/03/2025 às 09:42A vacina da Covid-19 é necessária para a obtenção de vagas em creches e escolas. Em Criciúma, a Secretaria de Saúde oferta a vacina da Moderna, que não apresenta contraindicações ou reações, sendo realizadas duas doses em um intervalo de quatro semanas entre as aplicações.
A imunização contra a Covid-19 faz parte do Calendário Nacional de Vacinação desde o ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas para crianças estão devidamente licenciadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) após aprovação na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
Para a garantia da matrícula e rematrícula escolar, é necessário que a carteirinha de vacinação do aluno esteja completa com todas as vacinas obrigatórias, incluindo a da Covid-19. Os pais ou responsáveis de alunos que garantiram vaga mas que ainda não estão vacinados, são notificados e recebem prazo de 30 dias para atualizar a caderneta de vacinação. Com a dose aplicada, a técnica vacinadora emite a declaração com a qual é possível garantir a vaga na instituição de ensino.
“A vacina da Covid-19 está preconizada pelo Ministério da Saúde em crianças abaixo de cinco anos, então é importante realmente que essa vacinação seja feita, porque protege as nossas crianças de uma síndrome gripal, que é a Covid-19 agora, que é altamente transmissível”, alerta a gerente de vigilância em Saúde, Andréa Goulart.
O secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas Floriano, explica o que acontece caso a carteirinha de vacinação não seja atualizada dentro do prazo previsto. “Neste caso, a escola pode notificar o Conselho Tutelar e os órgãos de controle. Mas a parte da saúde em si é fazer a vacina e também fornecer essa declaração. A vacina da Covid-19 para crianças está no calendário vacinal como uma vacina obrigatória”, argumenta.
Freitas garante a disponibilidade da vacina em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma. Porém, caso a criança seja levada para receber a imunização, mas a UBS não tenha disponível, é realizada uma declaração que deve ser apresentada na escola. Em algumas UBSs, pode haver a necessidade de agendamento, conforme explica Andréa.
“Nós temos disponível em todas as nossas Unidades de Saúde. O que algumas unidades às vezes fazem para otimizar a vacina é agendar todo mundo para o mesmo dia, porque às vezes abre um frasco e não tem gente suficiente para fazer a vacina, gerando desperdício”, explica.
Clique aqui e confira quais vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, conforme a idade da criança.
Leia mais sobre:
criciuma,
saude,
secretaria de Saúde,
COVID-19.