Por Redação Engeplus
Em 02/06/2025 às 15:40Com a chegada do inverno, os casos de doenças respiratórias aumentam e exigem atenção redobrada. Em Criciúma, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo a campanha Junho Lilás, com o tema “Respire saúde, inspire cuidados”. A ação mobiliza diferentes setores da rede pública para orientar a população sobre a prevenção e o tratamento adequado, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
A campanha contempla atividades em escolas, unidades de saúde e farmácias, com distribuição de materiais informativos, vídeos educativos e atendimento especializado. Um dos focos é o uso correto dos dispositivos inalatórios, como as bombinhas, oferecido nas Farmácias Distritais e no Ambulatório de Dispositivos Inalatórios da Farmácia Escola da Unesc.
“Nosso foco é cuidar das pessoas. Com o frio, aumenta a circulação de vírus e o risco de agravamento. Por isso, estamos atuando em diferentes frentes para orientar, acolher e prevenir. Esse cuidado é essencial para a saúde das famílias da nossa cidade”, afirmou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, as equipes estão preparadas para informar e atender quem mais precisa. “Queremos garantir o acesso à informação e ao tratamento adequado, evitando complicações que são comuns nesse período do ano”, destacou.
A iniciativa também é apoiada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU). Para a gerente do setor, Ana Paula Aguiar Milanez, o Junho Lilás integra acolhimento e educação em saúde. “Não se trata apenas de distribuir medicação, mas de oferecer escuta, orientação e acompanhamento. Essa é uma ação coletiva que reforça o compromisso com o cuidado integral”, explicou.
Entre os temas abordados estão os sintomas mais comuns das doenças respiratórias, a importância da vacinação, o uso correto de máscaras, a higiene das mãos e a chamada “etiqueta da tosse”, que consiste em cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir, ou espirrar, ajudando a evitar a disseminação de vírus. Esse conteúdo será reforçado com vídeos nas escolas do Programa Saúde na Escola (PSE) e orientações nas salas de espera das unidades de saúde.
Onde buscar atendimento especializado durante o Junho Lilás
Durante o mês de junho, os pacientes que utilizam dispositivos inalatórios (as chamadas bombinhas), que vão iniciar o tratamento ou que precisam retirar esse tipo de medicamento, podem procurar a Farmácia Distrital mais próxima de sua residência para receber orientações sobre o uso correto.
A dispensação dos dispositivos continua sendo feita exclusivamente na Farmácia Escola, onde funciona o Ambulatório de Dispositivos Inalatórios e o atendimento ocorre durante todo o ano.
“Neste mês, as Farmácias Distritais passam a reforçar o trabalho de orientação. Mesmo que a retirada do medicamento continue sendo feita na Farmácia Escola, as demais unidades estarão preparadas para acolher, tirar dúvidas e ajudar quem está começando o uso da bombinha”, complementa a gerente de Educação Permanente em Saúde e Humanização.
Confira os locais de atendimento:
Farmácia Escola (Ambulatório de Dispositivos Inalatórios);
UBS Centro;
ESF Santa Luzia;;
UBS Próspera;
UBS Wosocris (Rio Maina;)
UBS Boa Vista;
ESF Quarta Linha;
UBS Santa Bárbara;
UBS São Sebastião;
UBS Mina do Mato.
Colaboração: Daiana Farias.
Leia mais sobre:
saude,
Doenças respiratórias,
Junho Lilás:.
Mais de quatro mil
Julho Amarelo
Momento de alerta
Conhecimento
Conscientização
Momento de alerta
Conhecimento