Criciúma

Novas carteirinhas do Hemosc estimulam doações e fidelizam voluntários

Campanha lançada em abril superou as expectativas

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 18/06/2025 às 16:24
imagem da noticia
Foto: Comunicação Hemosc

As novas carteirinhas do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) estão superando as expectativas em Criciúma. Elas fazem parte de uma campanha lançada no último mês de abril, que busca motivar as pessoas a doarem sangue. 

A coordenadora técnica do Hemosc de Criciúma, Camila Rodrigues Teixeira Daminelli, explicou que, antes da campanha, todos os doadores recebiam a carteirinha vermelha. Agora, cada um passa a receber a carteirinha de acordo com a quantidade de doações que já realizou.

"Elas possuem categorias, com cores diferentes. É como o cartão de crédito. A black é mais de 25 doações; a ouro é mais de 15 e a prata é mais de dez. Também temos a amarela, que é para o nosso doador de plaqueta por aférese e a azul para doador fenotipado", afirmou.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Apesar de ser um gesto simbólico, a campanha é uma forma de reconhecimento e tem sensibilizado a população. “Muito legal, a gente nem imaginava que teria uma repercussão tão boa com os doadores. Entre eles acaba tendo um incentivo para pegar a carteirinha máxima”, frisou. 

A iniciativa tem chamado novos voluntários e fidelizado quem já é doador. “É importante tornar a doação de sangue um hábito voluntário saudável. Com o lançamento das carteirinhas acabamos trazendo mais vezes o doador ao hemocentro”, finalizou Camila.

A campanha tem ao todo sete versões diferentes de carteirinhas, desenvolvidas para destacar o número de doações realizadas ou o tipo específico de doador. Confira os modelos disponíveis:

Vermelha – até 5 doações
Bronze – mais de 5 doações
Prata – mais de 10 doações
Ouro – mais de 15 doações
Black – mais de 25 doações
Amarela – doador de aférese
Azul – doador fenotipado (com perfil genético detalhado, além da tipagem sanguínea tradicional, proporcionando maior compatibilidade em transfusões)

Leia mais sobre:

saude,

hemosc,

doações,

fidelizam.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Saúde