Por Redação Engeplus
Em 27/06/2025 às 08:55Um adolescente, de 17 anos, nasceu de novo graças a equipe de cardiologia do Instituto Maria Schmitt no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio. Ederson Ezequiel Scheffer, morador de Morro Grande, deu entrada na emergência da unidade no último dia 20 de junho após um acidente, no qual, por descuido, disparou uma pistola de pregos automática, atingindo em cheio o seu coração. Socorrido, foi encaminhado para Meleiro, que prontamente transferiu o rapaz para o Hospital Dom Joaquim.
“Foi Deus e vocês aqui. Agiram rápido e com muita competência salvaram o meu filho”, contou a mãe Elizete Rocha Scheffer, ainda muito emotiva e aliviada. “Estou aliviado. Aqui no hospital não me faltou nada. Estou me sentindo bem melhor. Nasci de novo. Estou pronto para continuar traçando meus objetivos”, acrescentou o paciente.
Segundo o cirurgião cardiovascular, Dr. Américo Kitawara, o paciente deu entrada pela emergência do hospital em processo de tamponamento cardíaco (estado em que o líquido ou sangue enchem e o espaço do pericárdio - membrana que reveste o coração - fazendo uma compressão do coração não possibilitando o mesmo de contrair).
“Iniciamos a cirurgia e o prego estava no osso de esterno em direção ao coração, realizamos a remoção e abertura em sequência de pericárdio para explorar onde estava a lesão, estabilizando e fechando a mesma. Logo após foi retirado todos os coágulos ao redor do coração, proporcionando melhora de contração e estabilidade de pressão do paciente”, explicou o médico.
Para ele, o caso do jovem foi realmente uma graça de Deus e da competência de toda equipe multidisciplinar. “Pura graça de Deus que a abordagem da nossa equipe foi rápida, pois o prego estava lacerando o ventrículo direito, quase tendo comunicação com a câmara, se isso ocorresse não haveria mais o que ser feito, pois o sangramento contido foi da musculatura do coração. Se a câmara direita fosse aberta era sangramento de litros e poucos segundos não haveria tempo de nenhuma intervenção”, revelou.
Conforme o enfermeiro perfusionista Ederson Nunes Jacinto, que atuou com a equipe médica, o prego retirado tinha aproximadamente quatro centímetros. “O prego ficou lesionando parte da estrutura do coração. Desde o saco pericárdio, que protege o coração, até mesmo o próprio músculo do ventrículo direito que estava sendo lesionado, e se o prego fosse um pouquinho maior ele teria rasgado o músculo todo e causado um acidente fatal. Foi um milagre”, confirmou o enfermeiro.
Instituto Maria Schmitt salvando vidas
O Instituto Maria Schmitt (Imas) não mediu esforços para oferecer esse serviço de alta complexidade que vem salvando muitas vidas. A unidade hospitalar foi contratualizada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e foi habilitada pelo Governo do Estado no final de 2024 para realizar procedimentos de alta complexidade na área cardiovascular. Neste período de pouco mais de seis meses, a instituição realizou mais de 100 angioplastias, 400 cateterismos, 15 procedimentos de marcapassos, 25 estudos de eletrofisiologia (exames que avaliam o sistema elétrico do coração, auxiliando no diagnóstico e tratamento de arritmias cardíacas) e 40 cirurgias cardíacas. E os números só tendem a crescer já que o Hospital se tornou referência na especialidade na região.
Conforme o superintendente do Imas, Dr. Robson Schmitt, a cardiologia é especialidade mais complexa da área da medicina, e o Dom Joaquim é referência em saúde pública em todo o Estado. Para a realização desse serviço de alta complexidade, o Imas não poupou esforços em tecnologia e em equipe qualificada para oferecer o melhor à população. “O Hospital Dom Joaquim fez um investimento muito grande na estrutura para poder abrir as cirurgias cardíacas e os nossos equipamentos hoje são do mesmo nível dos melhores hospitais do país. Com certeza continuaremos salvando muitas vidas, oferecendo um serviço resolutivo, eficaz, de qualidade e humanizado para todos”, pontou.
Leia mais sobre:
saude,
sombrio,
Hospital Dom Joaquim,
IMAS.
Atendimentos
Julho amarelo
Sala azul
Julho Amarelo
Sul de SC