Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidade
Unesc

Segunda edição do projeto 'Ciência da Velocidade' está com inscrições abertas

As inscrições serão abertas e podem participar escolas públicas e privadas

Por Redação Engeplus

2 min de leitura

Compartilhar:
Segunda edição do projeto 'Ciência da Velocidade' está com inscrições abertas
Foto: Arquivo/Agecom/Unesc

A Unesc está com as inscrições abertas para a segunda edição do projeto ‘Ciência da Velocidade’, uma olimpíada científica que une teoria e prática para despertar o interesse de estudantes do Ensino Médio pelas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). As inscrições serão abertas e podem participar escolas públicas e privadas. Instituições interessadas podem entrar no site, para mais informações e fazer as inscrições que se estendem até o dia 10 de agosto.

O projeto é uma iniciativa dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais da Unesc, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Universidade Regional de Blumenau e apoio da Hipper Freios, Nações Shopping, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Uma das novidades é a ampliação da estrutura do evento, com a possibilidade de instalação de duas pistas simultâneas para realização das etapas regionais, o que vai otimizar a logística da competição.

O projeto tem parceria com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Universidade Regional de Blumenau e apoio da Hipper Freios, Nações Shopping, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicidade

Para o coordenador do projeto, professor Felipe Zanette da Silveira, a iniciativa busca reinventar o modo como os estudantes vivenciam as disciplinas exatas, oferecendo um ambiente onde possam experimentar, criar e inovar.

“Nosso objetivo com o Ciência da Velocidade é proporcionar uma experiência de aprendizagem que vá além da sala de aula. Os estudantes têm a chance de aplicar os conhecimentos de Física, Química e Matemática de forma prática e desafiadora. É uma forma de mostrar que as ciências exatas podem ser dinâmicas, envolventes e cheias de possibilidades. Além do conhecimento técnico, queremos despertar a criatividade e o olhar inovador dos jovens, alinhando a proposta ao que já é defendido pela BNCC, com o aprendizado baseado em projetos”, destaca o coordenador.

Etapas do projeto

O Ciência da Velocidade acontece em cinco etapas:

Inscrição de escolas, alunos e professores;
Quiz para escolha do capitão de equipe;
Formação dos grupos nas escolas participantes;
Etapas classificatórias presenciais em diversas cidades;
Final estadual, com as equipes vencedoras em novembro de 2025.

Colaboração: Daniela Savi.

Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirCriciúma assina ordem de serviço para ampliação do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros