Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 10/02/2022 às 11:06Seis servidores públicos foram presos temporariamente durante operação deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira, dia 10, em Sangão. Entre os detidos está um ex-prefeito do município. As diligências fazem parte da operação ‘Vale do Silício’, promovida pela 2ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (2ª Decor), que cumpriu ainda quatro mandados de busca e apreensão - três em Sangão e um em Tubarão.
A operação investiga delitos de fraudes em licitações, peculatos, corrupção passiva, associação criminosa, entre outros crimes ligados a compras e serviços no ramo de informática no município de Sangão. Segundo informações da Polícia Civil, as ordens judiciais foram cumpridas com atuação de 20 policiais civis. Outras duas pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia como suspeitas de receptação de telefones celulares, objetos de peculato identificados durante a investigação.
Na primeira fase da operação, realizada em agosto de 2021, dois empresários haviam sido presos e uma servidora foi afastada das funções. Na ocasião, também haviam sido cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, o bloqueio judicial de R$ 1,1 milhão em bens e valores e a suspensão de todos os contratos das empresas utilizadas.
Fraudes em licitações
Todo o material apreendido será levado para perícia. Até o momento, a investigação apurou que mais de três dezenas de licitações foram fraudadas a partir de 2012, além de várias dezenas de compras diretas e dispensas de licitações. As investigações prosseguem para elucidar todos os fatos e identificar possíveis novos envolvidos.
“Com o avanço das investigações e a identificação de outros participantes do esquema criminoso, o Poder Judiciário, com parecer favorável do Ministério Público, deferiu todos os pedidos formulados pela Polícia Civil, propiciando a operação desta quinta-feira”, diz a Polícia Civil.
Participaram da operação policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC), da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) e da Delegacia de Delitos de Trânsito e Divisão de Crimes Ambientais (DTCA), além da Delegacia de Jaguaruna, Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) e Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (Cecor).
Leia mais sobre:
sangao,
Polícia Civil,
Operação Vale do Silício.
Bairro Cristo Rei
Tráfico
Mina do Toco
Turvo
Ronda policial
Violência doméstica
Salvamento