Polícia Civil

Operação Maktub: prefeituras de municípios citados na operação emitem nota

Apenas setores públicos de Forquilhinha são alvos da investigação

Por Lucas Renan Domingos -

Em 27/02/2024 às 14:41
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Prefeitura de Forquilhinha foi o principal alvo da Operação Maktub, deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira, dia 27, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor). Mandados de prisão e apreensão também foram cumpridos em outros cinco municípios do Sul de Santa Catarina: Araranguá, Meleiro, Turvo, Içara e Nova Veneza.

Nenhuma prefeitura dos demais municípios citados possuem ligações com as investigações. Os desdobramentos ocorreram apenas nos endereços de pessoas investigadas. Duas das prefeituras dos municípios citados, Nova Veneza e Meleiro, emitiram nota reforçando e não envolvimento com o caso. 

Nova Veneza:

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Nota oficial Governo de Nova Veneza

Devido a repercussão nos veículos de comunicação nesta terca-feira (27) sobre a investigação da Polícia Civil, que envolve o nome do município de Nova Veneza, o Governo de Nova Veneza esclarece que não tem nenhum tipo de envolvimento com as investigações desta manhã.

Os agentes policiais realizaram diligências no município, não tendo nenhuma relação com os órgãos do município ou quaisquer funcionários ligados ao Paço Municipal. A Prefeitura desconhece os endereços investigados nesta operação.

Meleiro:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Meleiro, vem esclarecer a quem interessar possa que:

- A Prefeitura não tem qualquer ligação com as investigações da Polícia Civil, em decorrência de licitações envolvendo outro Município. O fato de Meleiro ter sido citado na operação deve ser pessoa que resida no Município, mas não tem qualquer ligação com a Administração Pública local.

É o ESCLARECIMENTO.

Eder Mattos
Prefeito Municipal

A Operação Maktub apura irregularidades em três concorrências públicas para contratação de empresa para fabricação e instalação da cobertura metálica do ginásio localizado no loteamento Eldorado, no bairro Santa Líbera, em Forquilhinha.

Logo após a operação, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, prefeito de Forquilhinha, convocou uma coletiva. Ele defendeu os quatro servidores afastados dizendo que “serão inocentados”. O município também emitiu uma nota. 

NOTA OFICIAL

Em nome do Governo de Forquilhinha, o prefeito José Cláudio Gonçalves, esclarece que assim que informado sobre a "Operação Maktub" realizada na manhã desta terça-feira, dia 27, no Paço Municipal, colocou todos os membros da administração municipal à disposição das autoridades para que seja feita a justiça, reforçando o compromisso com a transparência por parte da atual gestão.

Governo de Forquilhinha

Foram cumpridos mandados de prisão preventiva em desfavor do empresário dono da empresa vencedora da licitação e mandado de prisão temporária contra a funcionária da empresa. Também foram cumpridos quatro mandados de afastamento das funções públicas dos membros da comissão de licitação da Prefeitura de Forquilhinha, bem como ordem para a suspensão dos contratos assinados contra a empresa, além de dez mandados de busca e apreensão. 

Leia mais sobre:

Forquilhinha,

segurança,

prefeituras,

operação maktub.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui