Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br
Em 18/02/2025 às 19:06Criciúma é líder em Santa Catarina em uma estatística negativa. O município está na primeira posição do ranking de ocorrências de falta de energia atendidas pela Celesc que foram ocasionadas por furtos de fios. Em 2024, a concessionária foi acionada 239 vezes e em 2025 já foram 79 chamados.
Os dados podem ser ainda maiores, tendo em vista quem nem todos os casos de furtos de fios são notificados para concessionária. Um exemplo foi a morte de um morador de rua eletrocutado na madrugada de ontem ao tentar arrancar fios de um ar-condicionado em uma escola no bairro Santa Bárbara. O caso foi solucionado pelas equipes de manutenção da unidade de ensino.
A Celesc tem buscado alternativas para amenizar os crimes, como a substituição de fiações de cobre por alumínio. O material possui menor valor agregado, o que inibe os furtos. A concessionária também busca estreitar relações com órgãos de segurança pública para ampliar a fiscalização, diminuindo os prejuízos.
“Precisamos sensibilizar a população para que os casos sejam denunciados. Não é apenas um problema financeiro ou técnico. Há vidas envolvidas. Está em risco não só a pessoa que furta, mas também os moradores. Em casos assim, às vezes ficam hospitais sem energia e pessoas que possuem equipamentos hospitalares em casa”, ressaltou o gerente da Agência da Celesc em Criciúma, Maike Silva.
As denúncias e chamados por falta de energia podem ser feitas por telefone no 0800 048 0196. Ou abrindo um protocolo por meio dos canais de atendimento no site da Celesc. Em casos de flagrante de furtos, a Polícia Militar deve ser acionada no telefone 190.
Na lista dos dez municípios com mais ocorrências ocasionadas por furtos de fios em 2024, estão atrás de Criciúma a capital Florianópolis e Itajaí. Fecham o ranking Joinville, São José, Balneário Arroio do Silva, Laguna, Balneário Camboriú, Palhoça, Biguaçu, Araquari e Mafra. Confira os números abaixo:
Em 2025, até esta terça-feira, Criciúma segue no topo da lista, Florianópolis se mantém na vice-liderança e Balneário Camboriú subiu no ranking. Aparacem também outros municípios como Curitibanos, Barra Velha e São Francisco do Sul. Veja:
Leia mais sobre:
criciuma,
geral,
furto de fios.
Praia Grande
Ronda policial
Urussanga
Urussanga
Bairro Esplanada