Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br
Em 06/05/2025 às 09:09A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 6, a Operação Queda da Torre em 13 diferentes municípios de três estados, incluindo Criciúma. A investigação identificou as principais lideranças ao nível estadual de facção criminosa catarinense. Os membros indiciados são suspeitos de compor um conselho da organização criminosa responsável por tomar decisões sensíveis ao grupo e direcionar ordens a criminosos de toda Santa Catarina.
Segundo a Polícia Civil, foram identificados três advogados suspeitos de atuar como mensageiros, transmitindo informações entre faccionados presos e seus comparsas em liberdade. Um dos advogados é suspeito ainda de ter sido ‘batizado’ na facção, tendo participação em atividades financeiras e na guarda de armamento a serviço do grupo criminoso.
A operação teve por objetivo o cumprimento de 36 ordens judiciais, sendo 28 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva. As ordens foram cumpridas simultaneamente em três estados, Santa Catarina, Paraná e Alagoas e 13 diferentes municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Criciúma, Guatambu, Joinville, Blumenau, Indaial, Itajaí, Camboriú, Cascavel (PR), Arapiraca (AL) e Marechal Deodoro(AL).
A investigação contou com ampla troca de informações com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC/PCSC). A operação contou com apoio de unidades da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF), da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DIPC), das Delegacias Regionais de Polícia (DRPs) de São José, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau, Criciúma, Joinville e Chapecó, da Coordenadoria de Operações com Cães (COPC), da Coordenadoria de Operações Especiais (CORE) e do Serviço Aeropolicial, além de equipes da Polícia Penal de Santa Catarina, da Polícia Civil do Paraná e da Polícia Civil de Alagoas. Foram mobilizados mais de 160 policiais.
Leia mais sobre:
criciuma,
Polícia Civil,
Santa Catarina.
'Nó Górdio'
Suporte necessário
Segurança
Segurança
Ronda policial
Garopaba
Santa Rosa do Sul
Tubarão
Suporte necessário