Estrada de Ferro

Polícia Civil investiga possível situação de maus-tratos contra animais domésticos em Siderópolis

Órgão de segurança instaurou inquérito; animais foram retirados do local

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 06/06/2025 às 14:49 - Atualizada há 1 mês
imagem da noticia
Foto: Ilustração/Unsplah

A Polícia Civil (PC) de Siderópolis instaurou um inquérito para apurar uma possível situação de maus-tratos contra animais domésticos, no bairro Estrada de Ferro. Segundo o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid), Vinicius Pasquali Antunes Pinto, dois cães e um gato foram retirados do local nesta sexta-feira, dia 6. 

“Foram feitas denúncias, encaminhamento ao Ministério Público (MP), e hoje, adentramos no imóvel com o apoio da Polícia Militar (PM) e verificamos. É uma situação bem complicada, falta de higiene, entre outras questões", afirmou o presidente da Famsid. Segundo ele, o cachorro de porte pequeno e um gato foram encontrados dentro da residência, enquanto o cachorro de porte médio foi localizado do lado de fora. Todos estavam acorrentados. Um boletim de ocorrência foi registrado e será lavrado um auto de infração.

O agente da PC, Frank Willy Vieira, informou que a investigação sobre o caso segue em andamento. "Estamos colhendo depoimentos das testemunhas e estamos na fase de colheita de interrogatórios do suspeitos”, afirmou Vieira. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Os animais

Os animais possivelmente serão encaminhados para a adoção, conforme o presidente da Famsid. Os de porte menor estão temporariamente com um parceiro do Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais de Siderópolis (Iddasi). Já o cachorro de porte médio deverá passar por uma readaptação. “É um cão mais agressivo, até pelo fato de estar acorrentado e vivendo sob estresse diário. Ele vai ficar num ambiente mais tranquilo. A princípio vai para um sítio, para tentarmos acalmá-lo. Com a reabilitação, ele segue também para a adoção. Já temos um interessado, mas primeiro ele vai passar pela triagem”, concluiu.

A penalidade para quem comete maus-tratos a animais varia dependendo da gravidade do ato e da espécie do animal envolvido. A Lei 9.605/1998 prevê prisão, além de multa e proibição da guarda do animal.

Leia mais sobre:

animais domésticos,

vítimas de maus-tratos.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Segurança