Segurança

UBS é alvo de vandalismo e furto em Araranguá; atendimento odontológico está suspenso

De acordo com a prefeitura, os criminosos desligaram os disjuntores dos alarmes

Por Rafaela Custódio - rafaela.sousa@engeplus.com.br

Em 16/06/2025 às 11:51
imagem da noticia
Foto: Divulgação

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mato Alto/Lagoão, em Araranguá, foi alvo de um grave ato de vandalismo e furto na madrugada desta segunda-feira, dia 16. Ao chegarem para iniciar os atendimentos, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde constataram os danos causados à estrutura da unidade.

De acordo com a prefeitura, os criminosos desligaram os disjuntores dos alarmes, o que facilitou a ação. Eles furtaram dois compressores, além de fios da rede de internet, de alarme e do sistema de ar-condicionado. Também houve depredação das paredes, com tijolos quebrados e outros danos estruturais.

Apesar do restabelecimento da energia elétrica, o atendimento odontológico na unidade precisou ser temporariamente suspenso devido aos prejuízos. A Secretaria de Saúde orienta que os moradores que necessitarem de atendimento odontológico procurem, provisoriamente, a UBS da Cidade Alta, que segue funcionando normalmente.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A Secretaria de Obras já iniciou os trabalhos de reparo no local, mas informa que o restabelecimento completo dos serviços deve levar alguns dias. “Lamentamos profundamente esses atos de vandalismo, que prejudicam toda a comunidade e comprometem o direito fundamental à saúde. Pedimos a compreensão da população e reafirmamos nosso compromisso em recuperar a unidade o mais rápido possível”, declarou, em nota, a Secretaria de Saúde. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

Nota completa 

A equipe da Secretaria de Saúde de Araranguá, ao chegar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mato Alto/Lagoão na manhã desta segunda-feira, dia 16, constatou que a unidade foi alvo de um grave ato de vandalismo e furto. 

Os invasores desligaram os disjuntores dos alarmes, roubaram dois compressores, fios de internet, de alarme e de ar-condicionado, além de quebrar tijolos das paredes da unidade. 

Informamos que, apesar da energia elétrica já ter sido restabelecida, o atendimento odontológico permanece suspenso devido aos danos causados. Orientamos a população que necessitar de atendimento, procurar a UBS da Cidade Alta, onde os serviços estão funcionando normalmente.

A equipe da Secretaria de Obras já está realizando os reparos necessários, mas o restabelecimento completo dos serviços demandará tempo. Lamentamos profundamente esses atos de vandalismo, que prejudicam toda a comunidade e comprometem o direito fundamental à saúde. Pedimos a compreensão da população e reafirmamos nosso compromisso em recuperar a unidade o mais rápido possível.

Leia mais sobre:

Araranguá,

segurança,

ubs.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui