Em tratativas

Mobilização por delegacia especializada avança em Içara

Município pode ser o primeiro de SC com mais de 50 mil habitantes a ter uma DPCAMI

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 24/06/2025 às 18:24
imagem da noticia
Foto: Divulgação

Içara poderá ser o primeiro município não sede de uma delegacia regional de Polícia Civil a receber uma unidade da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI). A possibilidade foi discutida em Florianópolis na tarde desta terça-feira, dia 24.

Atualmente a DPCAMI está presente apenas na capital e nas sedes de atuação regional da Polícia Civil.  O proponente da reunião, o vereador Charles Cargnin (PL) afirmou que se tratou de um encontro positivo com o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel. Ele contou que na ocasião, o delegado anunciou que Içara contará com mais dois policiais a partir do final do mês de julho. Ambos atuarão na delegacia atual, como delegado e psicólogo.  

Conforme Cargnin, está nos planos da Polícia Civil de SC implementar a DPCAMI em 17 municípios, com mais de 50 mil habitantes. “Como nós estivemos aqui em um movimento muito representativo, possivelmente Içara será o primeiro município a ter a estrutura”, disse.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Ainda segundo o vereador, a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso (PL), anunciou no encontro que poderá disponibilizar servidores do município para a nova delegacia, caso seja necessário. 

O próximo passo é fundamental para que a iniciativa saia do papel. Cargnin disse que foi orientado na reunião sobre a necessidade de uma portaria do governador Jorginho Mello (PL), autorizando a abertura da delegacia especializada em Içara. Uma moção coletiva com esse propósito será apresentada na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 30. 

“A Polícia Civil de Santa Catarina dispõe de recursos quanto ao local e a estruturação, entre outras questões [para implementar a DPCAMI]. O desafio mesmo é o governador entender a necessidade da abertura e autorizá-la”, pontuou o parlamentar. 

Também participaram do encontro, 11 vereadores, representantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Rotary Clube. 

Necessidade

Atualmente Içara conta com apenas uma delegacia. A necessidade de ter uma estrutura voltada para a proteção à criança, ao adolescente, à mulher e ao idoso surgiu durante uma reunião com a participação de representantes das forças de segurança na cidade, de uma comissão de vereadores e do delegado Rafael Iasco.  

Leia mais sobre:

mobilização,

delegacia especializada.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Segurança