Fala vereador

Estado promete delegacia especializada em Içara

Parlamentar recebeu garantia nesta quarta-feira

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 02/07/2025 às 16:16 - Atualizada há 5 dias
imagem da noticia
Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus

Içara está mais perto de ter uma unidade da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI). O vereador Charles Cargnin (PL) recebeu uma resposta positiva sobre o assunto nesta quarta-feira, dia 2. 

“O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, e o deputado estadual Jessé Lopes (PL) conversaram comigo e ambos garantiram que o governador Jorginho Mello (PL) confirmou que vai assinar o decreto e que a delegacia será aberta", disse Cargnin. 

A necessidade de Içara ter uma delegacia especializada foi tratada na semana passada com o delegado-geral, em Florianópolis, por uma comitiva composta por 11 vereadores, pela prefeita de Içara, Dalvania Cardoso (PL), por representantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Rotary Clube.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“Fala-se sobre o município ter uma segunda delegacia há bastante tempo. Não é uma novidade. Ocorre que nunca houve um movimento organizado para isso”, pontuou o parlamentar. Ainda conforme Cargnin, um pedido formal dos vereadores ao governador, solicitando uma DPCAMI já está pronto e será mantido. A ideia é aprová-lo e encaminhá-lo por meio de requerimento na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 7. 

Conforme já havia relatado o vereador ao Portal Engeplus, a Polícia Civil de Santa Catarina dispõe de recursos para instalar a DPCAMI. “Nós estamos trabalhando no decreto, pois precisa de uma autorização do governador, que ele já deu. Então, tem que tramitar e ele assinar para abrir a unidade policial. Início de agosto começaremos a articular a implementação”, afirmou o delegado-geral.

Nessa quarta-feira, dia 1º, o estado prometeu zerar o déficit na região de Criciúma com a posse de novos delegados. Içara receberá um delegado e mais um psicólogo policial para atender mulheres e crianças vítimas de violência. 

DPCAMI

Içara poderá ser o primeiro município não sede de uma delegacia regional de Polícia Civil a receber uma unidade da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI)

Atualmente a DPCAMI está presente apenas na capital e nas sedes de atuação regional da Polícia Civil. Conforme Cargnin, está nos planos da Polícia Civil de SC implementar a DPCAMI em 17 municípios, com mais de 50 mil habitantes. 

Necessidade

Atualmente Içara conta com apenas uma delegacia. A necessidade de ter uma estrutura voltada para a proteção à criança, ao adolescente, à mulher e ao idoso surgiu durante uma reunião com a participação de representantes das forças de segurança na cidade, de uma comissão de vereadores e do delegado Rafael Iasco.  

Leia mais sobre:

segurança,

delegacia especializada.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui