Delegacias especializadas: estado anuncia mudanças na Polícia Civil e inclui municípios da AMREC - Portal Engeplus
Plano de governo

Delegacias especializadas: estado anuncia mudanças na Polícia Civil e inclui municípios da AMREC

Governo pretende ampliar atendimento a grupos vulneráveis

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 03/07/2025 às 16:41
imagem da noticia
Foto: Lucas Renan Domingos

Criciúma e Içara são as cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) que terão novas instalações policiais. O governo do estado divulgou que a Polícia Civil de Santa Catarina pretende ampliar o atendimento especializado às mulheres, às crianças, aos adolescentes e aos idosos. 

Atualmente, Santa Catarina conta com 32 delegacias especializadas distribuídas na capital e nas sedes das Delegacias Regionais de Polícia (DRPs). O plano de governo visa criar mais 26 delegacias especializadas, com base no número de habitantes. 

Conforme o Portal Engeplus já havia divulgado, Içara entra na lista das cidades com população superior a 50 mil habitantes, garantindo uma unidade da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), segundo o decreto governamental.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A necessidade de Içara ter uma delegacia especializada foi tratada na semana passada com o delegado-geral, Ulisses Gabriel, em Florianópolis, por uma comitiva composta por 11 vereadores, pela prefeita de Içara, Dalvania Cardoso (PL), por representantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Rotary Clube. 

Já Criciúma, que possui uma DPCAMI, terá mais uma unidade. Uma delas passará a ser responsável por casos envolvendo somente crianças e adolescentes, enquanto a outra, se aprofundará em questões envolvendo mulheres e idosos. O município se enquadra na lista com mais de 150 mil habitantes.

A estrutura será ainda mais especializada, com a criação de três delegacias em cidades com mais de 300 mil habitantes. Neste casos, haverá uma Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente, uma Delegacia de Proteção à Mulher e ao Idoso e uma Delegacia do Adolescente Infrator, sendo esta última focada no atendimento e nas investigações relacionadas aos atos infracionais cometidos por adolescentes.

Além dos dois municípios da AMREC, as cidades que receberão as novas unidades no estado são: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Palhoça, Jaraguá do Sul, Lages, Brusque, Camboriú, Navegantes, Itapema, Biguaçu, Gaspar, Indaial, Tijucas, Imbituba, São Francisco do Sul, Barra Velha e Araquari. Confira na imagem:

Fonte: Polícia Civil

Leia mais sobre:

Polícia Civil,

segurança,

Amrec,

Santa Catarina,

delegacias especializadas.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui