Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br
Em 16/07/2025 às 18:48Nos últimos 12 meses, Criciúma registrou 133 furtos de hidrômetros, também conhecidos como medidores de água. O número representa uma média de 11 crimes notificados por mês. Os dados foram confirmados pela agência da Casan no município.
Ramon Spindola Casagrande, chefe do departamento Comercial da Casan de Criciúma, afirmou que o início do ano foi marcado por ocorrências que tiveram casas como alvos. Agora, o foco dos ladrões tem sido os condomínios.
Os principais afetados são os consumidores, já que os crimes têm causado prejuízos recorrentes para moradores e empresas. Com o furto dos hidrômetros, as unidades consumidoras também ficam desabastecidas até que o reparo seja efetuado.
“Eles não roubam só o hidrômetro. Como agem rápido e com violência, acabam danificando também as tubulações para conseguirem levar os medidores", ressaltou Casagrande.
Prejuízo
Quando os crimes acontecem em casas, a Casan realiza a religação. Os condomínios, por sua vez, precisam arcar com parte dos custos em algumas situações, já que o furto pode afetar a rede interna do residencial.
“Em alguns casos, o condomínio acaba tendo que comprar cano, coisas assim. A Casan faz a instalação, mas os moradores têm que comprar pelo menos algumas peças”, pontuou.
Ao ser vítima de um furto, o consumidor deve registrar um boletim de ocorrência e acionar a Casan para solicitar a religação. A instalação de um novo medidor ocorre, em média, em menos de 24 horas.
Em situações mais graves, como reparos significativos em condomínios, o tempo para uma solução pode variar, dependendo do estrago causado. "Normalmente eles estão quebrando toda a instalação, inclusive a do próprio condomínio", reforçou.
A Polícia Militar (PM) prendeu na manhã desta quarta-feira, dia 16, um homem acusado de ser um dos receptadores de hidrômetros e fios de cobre furtados na região de Criciúma. Segundo o comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Mário Luiz da Silva, ele estava causando incômodo à população, gerando prejuízos recorrentes para empresas e moradores da região.
A prisão ocorreu por volta das 9 horas, no bairro Pinheirinho, em um local conhecido como ‘Beco do Cardoso’, que é uma área conhecida pelo envolvimento com o tráfico de drogas. Contra o acusado havia um mandado de prisão preventiva devido ao descumprimento de medidas cautelares impostas em processos pelos crimes de furto, receptação e resistência. Segundo a PM, ele já estava em liberdade provisória com monitoramento eletrônico, mas violou as determinações judiciais, o que motivou um novo mandado.
A Polícia Militar informou ainda que o homem possui um extenso histórico criminal. Entre os crimes, destaca-se a receptação de objetos furtados. Ele já foi indiciado por homicídio tentado, furto, apropriação indébita, tráfico de drogas, desobediência, resistência, perturbação, posse de drogas e dano ao patrimônio.
Leia mais sobre:
um ano,
hidrômetros,
133 furtos.
BR-101
Colisão em Maracajá deixa sete feridos
Imaruí
Agressor preso
Violência doméstica
Quarta Linha
Urussanga
Maria da Penha
Treze de Maio
Maria da Penha